Primeiro-ministro espanhol dilui Parlamento e vai convocar novas eleições

Após a oposição obter o controle majoritário das regiões do país, Pedro Sánchez afirma que vai protocolar a realização de novas eleições

Pedro Sánchez antecipará eleições para o preenchimento do Parlamento dissolvido | Pool Moncloa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (29), o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou que vai diluir o Parlamento vigente no país e convocar novas eleições para ocupar as pastas.

Segundo Sánchez, o parecer foi tomado após o resultado das eleições regionais realizadas no domingo (28), na Espanha, as quais mostraram a forte derrota para sua sigla - o Partido Socialita Obreiro Espanhol (PSOE).

Leia Mais

Com laços e influência da extrema-direita espanhola, o Partido Popular (PP), principal adversário político do PSOE, colheu dos socialistas o controle majoritário do país, incluindo regiões como a Comunidade de Madrid.

Em discurso nesta manhã, Sánchez admitiu responsabilidade na derrota de sua legenda e afirmou protocolar a solicitação de novas eleições para que "o povo espanhol tome a palavra para decidir o rumo político do país".

"Assumo em primeira pessoa esses resultados e acredito ser importante submeter nosso mandato democrático à vontade popular", avaliou.

Sendo a quarta maior economia da União Europeia, os problemas de inflação alta também assolam a Espanha, assim como a insatisfação de parte da população com a governança de Sánchez, uma vez que ele faz uso de políticas de coalizão com o Podemos, partido inclinado à extrema-esquerda.

Erdogan é reeleito na Turquia após segundo turno apertado

O primeiro-ministro declarou que o novo pleito ocorrerá em 23 de julho, mas não explicou se vai acontecer (ou não) por sua legenda.

Com a preliminar noticiada nesta segunda, as Cortes espanholas serão dissolvidas a partir de terça-feira (30), disse o premiê. Além disso, afirmou já ter comunicado a deliberação ao rei da Espanha, Felipe VI.

Regime político espanhol

O país da península Ibérica tem um regime de monarquia parlamentarista, ou seja, o rei é o  chefe de Estado, responsável pelas Forças Armadas e por reconhecer o primeiro-ministro, mas sem interferir nos ofícios do Executivo. Enquanto isso, o premiê do país é responsável por chefiar o governo, ele é escolhido pelo Parlamento e eleito por voto popular.

Pedro Sánchez, líder do PSOE, comanda a Espanha desde 2019, depois de eleições requeridas também de forma antecipada.

"Vimos ontem uma 'onda reacionária' que já sabemos no que vai dar: um retrocesso a direitos fundamentais, da luta feminista e contra a emergência climática, na garantira ao direito à habitação", relatou a secretária-geral do Podemos, Ione Belarra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES