Príncipe do baixo clero faz campanha em BSB

Ciro Nogueira, do Piauí, não assume, mas faz campanha para assumir presidência da Câmara

"Ao contrário do que muitos fariam, não vou negar meu apreço por Severino, mas Ciro é Ciro, Severino é Severino", Ciro Nogueira | Reprodução/JB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mat?ria da Jornalista Luciana Abade, de Bras?lia, publicada na edi??o do Jornal do Brasil desse domingo (30/03) revela que o deputado federal piauiense Ciro Nogueira (PP) vem trabalhando para romper a dobradinha PT/PMDB e assumir a presid?ncia da C?mara com a for?a do Baixo Clero e a rejei??o a candidatura de Michel Temer. Leia Abaixo:

"Pr?ncipe" do baixo clero nega, mas j? faz campanha

Luciana Abade

BRAS?LIA

Conhecido como o "pr?ncipe do baixo clero", o deputado federal e segundo-secret?rio da C?mara dos Deputados, Ciro Nogueira (PP-PI), deve se candidatar mais uma vez ? presid?ncia da Casa, no pr?ximo ano.

Ele diz que ainda ? cedo para confirmar e pensar em uma plataforma pol?tica, mas est? consciente que n?o pode se dar ao luxo de pensar em sua candidatura muito perto das elei?es, como fazem os l?deres de governo ou presidentes de grandes partidos. Ao contr?rio do que ocorreu nas elei?es passadas, garante que o apoio do PP ao seu nome em uma nova elei??o seria un?nime. O presidente da legenda, Francisco Dornelles, que outrora foi uma barreira a sua candidatura, ? agora um "mentor" e, segundo Ciro, o grande respons?vel pela uni?o do partido. A imagem de Ciro ainda ? muito associada a Severino Cavalcanti.

O progressista rejeita a fama de trabalhar ? moda Severino, mas n?o nega a amizade com o ex-presidente da C?mara envolvido no esc?ndalo do mensalinho. ? Ao contr?rio do que muitos fariam, n?o vou negar meu apre?o por Severino, mas Ciro ? Ciro, Severino ? Severino. S?o outras gera?es. Outras id?ias ? diz. A aproxima??o entre os dois, no entanto, quase transformou o piauiense em ministro das Comunica?es em 2005.

Mesmo Apre?o

O presidente Lula parece com- partilhar do mesmo apre?o por Severino. Em recente visita ? Recife para lan?ar o PAC, disse que o ex-presidente da C?mara caiu por artimanha da oposi??o, que elegeu Severino para afrontar o governo, o que, segundo Lula, n?o ocorreu. Pelo visto, o tempo apagou as desaven?as criadas entre os dois durante a turbulenta reforma ministerial de 2005, quando Severino tentou emplacar o afilhado Ciro com um abusado ultimato em Lula.

Apesar da pouca idade, 39 anos, Nogueira est? em seu quarto mandato do deputado e se orgulha do ?timo relacionamento que tem com os colegas. Estar no cargo de corregedor da C?mara na ?poca do mensal?o, que teve o PP como um dos protagonistas, ? apontado por ele como o momento mais delicado de sua vida parlamentar. Mas acredita ter feito um bom trabalho. O progressista tamb?m j? esteve na condi??o de acusado.

Foi alvo de den?ncia do Minist?rio P?blico por ter, enquanto dirigente do River Atl?tico Clube, efetuado descontos da contribui??o previdenci?ria de seus empregados, sem recolher os valores nos prazos legais. A den?ncia foi rejeitada pela STF. Como parlamentar, foi acusado de exercer nepotismo cruzado com o deputado Efraim Moraes. Herdeiro de uma fam?lia com larga tradi??o pol?tica no Piau?, Ciro Nogueira afirma que a prefeitura, o governo e o Senado est?o longe dos seus planos: ? Mod?stia ? parte, seria uma perda para o Estado. Posso contribuir muito mais para o Piau? daqui. Uma de suas ?ltimas movimenta?es teria sido incentivar deputados a cobrarem o aumento da verba de gabinete, propondo aumentando os recursos em R$ 10 mil, passando para R$ 60 mil.

Chinaglia foi alertado e abortou a id?ia. A preocupa??o de Temer e dos petistas ? que os c?lculos de Nogueira se concretizem. O deputado teria confidenciado a amigos que tem apoio tamb?m da oposi??o, especialmente na bancada democrata, e que pode conseguir votos no PT e no PMDB. O l?der do PT na C?mara, Maur?cio Rands (PE), recha?a a id?ia. ? Est? tudo certo para que o Temer fique na C?mara e o Ti?o Viana seja o presidente do Senado - diz Rands.

Questionado sobre uma poss?vel quebra de acordo, Rands demonstra apreens?o. ? Est? ? uma casa da democracia. Acredito que esta domina??o n?o seria saud?vel para ningu?m - completa o l?der petista. Para



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES