Professora Maria Sueli Rodrigues morre aos 58 anos em Teresina

A professora do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) foi uma das principais militantes do PSOL e foi candidata ao Governo do Estado.

Maria Sueli Rodrigues | Reprodução/Facebook
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu nesta terça-feira (26) a advogada Maria Sueli Rodrigues de Sousa, professora do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e uma das principais militantes do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no Piauí. Junto à sigla, Maria Sueli concorreu aos cargos de vereadora de Teresina em 2020 e de governadora do Piauí em 2018. Ela lutava contra a esclerose lateral amiotrófica.

Maria Sueli, que faleceu aos 58 anos, chegou a conceder entrevista para a programa Notícias da Boa, com a jornalista Cinthia Lages, quando descobriu a doença. O velório da professora e advogada deve acontecer no Memorial Esperança Garcia.

Maria Sueli Rodrigues foi uma das principais militantes do PSOL no Piauí. Crédito: Reprodução/Facebook.

Comoção no Twitter

Para muitos, Maria Sueli era uma pessoa inspiradora em razão da forma única como lecionava. No Twitter, muitas pessoas lamentaram o falecimento da educadora, que contribuiu para o Dossiê da Esperança Garcia, que revela a primeira petição escrita por uma mulher no Piauí.

Maria Sueli Rodrigues. Crédito: Raíssa Morais. 

Veja os depoimentos:

Governo do Estado emite nota de pesar

O Governo do Estado do Piauí lamenta profundamente o falecimento da professora universitária Maria Sueli Rodrigues de Sousa , ocorrido nesta terça-feira, 26.

A professora Sueli, como era conhecida, era formada em ciências sociais e advogada com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Doutora em Direito, Estado e Constituição. Atuava como professora da Universidade Federal do Piauí. Sempre se destacou com pautas ligadas aos direitos humanos e deu importante contribuição para a política piauiense sendo filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), por onde já foi candidata a governadora do estado.

Neste momento difícil, o Governo do Piauí manifesta solidariedade à família, aos amigos, alunos e familiares da professora Sueli.

PSTU emite nota de pesar

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU e o Polo Socialista Revolucionário recebem, com bastante tristeza, a informação sobre o falecimento da Professora Maria Sueli Rodrigues de Sousa. 

Nesse momento de dor, queremos fraternalmente demonstrar todo o carinho e reconhecimento pela história de luta da companheira Sueli, ao mesmo tempo em que nos solidarizamos com sua família, amigos e a militância do PSOL. 

Em sua homenagem, nada mais justo que reafirmamos o compromisso em construir um mundo justo e igualitário, um sonho que ela sempre cultivou e pelo qual lutou até os últimos dias da sua vida. 

Professora Sueli, presente!

Prefeitura de Teresina emite nota de pesar

A Prefeitura de Teresina lamenta o falecimento da professora e advogada Sueli Rodrigues, aos 58 anos na tarde desta terça-feira (26). Sueli destacou-se não só no meio acadêmico como professora e pesquisadora do Direito, mas também nas causas sociais como militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), sigla onde disputou mandato de vereadora de Teresina e governadora do Estado.

O prefeito Dr. Pessoa se solidariza com a família e amigos enlutados, ao tempo em que expressa condolências a todos.

UFPI emite nota de pesar

A Administração Superior da UFPI comunica e lamenta com profundo pesar o falecimento da professora Maria Sueli Rodrigues de Sousa, ocorrido nesta terça-feira (26). A docente fazia parte do quadro da Universidade desde 2010, sendo lotada no Departamento de Ciências Jurídicas.

Maria Sueli Rodrigues de Sousa tinha graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1996) e Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2003), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2005), e doutorado em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (2009). 

Além de ser professora do Curso de Direito da UFPI, ela também fazia parte do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, do Programa de Pós Graduação em Gestão Pública, do Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência - IFARADÁ e do Grupo de Pesquisa Direitos humanos e Cidadania - DiHuCi.

Toda a comunidade da UFPI se solidariza com familiares, amigos e colegas de curso em momento de tamanha dor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES