Programa desenvolvido pela PMT ajuda pessoas a deixarem de fumar

omente 10,8% dos brasileiros ainda mantêm o hábito de fumar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina mantém, há quatro anos, no Hospital do Parque Piauí e com resultados satisfatórios, o Programa de Combate ao Tabagismo. O ato de fumar está cada vez menos popular no Brasil.  Somente 10,8% dos brasileiros ainda mantêm o hábito de fumar.  Nos últimos nove anos caiu para 30,7% o número de fumantes.

Em Teresina o tabagismo é menos frequente no público feminino, atingindo 3,1% da população. Os dados são da Vigitel (vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico), anunciados esta semana pelo Ministério da Saúde.

Para reunir os pacientes atendidos pelo programa, aconteceu na manhã desta sexta-feira (29) o ciclo de palestras em referência ao Dia Mundial sem Tabaco, que será celebrado no próximo domingo (31), com o tema “Da saúde se cuida todos os dias” e o com o slogan “Das escolhas certas se cuida todo dia”.

Com base no tema, a psicopedagoga e psicanalista Gardene Lacerda realizou dinâmica com os integrantes do programa, destacando a consciência corporal e atividades em grupo.  O médico Carlos Alberto Rocha destacou a nova fase da vida de quem abandona o vício do cigarro.

Antonio Reinaldo Soares, 52 anos, fumou dos 12 anos até ano passado e com ajuda do programa conseguiu parar de fumar. “Eu já me sentia excluído da sociedade. Minha família pedia para eu parar, eu sentia cansaço e mal estar. Foi difícil, mas o programa foi fundamental e nas reuniões, com o atendimento médico e os medicamentos, eu consegui", comemora.

Os índices de atendimento pelo programa apontam que 422 pacientes iniciaram o tratamento, 265 pararam de fumar (62,79%), 104 desistiram (24,64%) e 52 não conseguiram (12,32%).

A pessoa que deseja parar de fumar pode procurar o serviço social do hospital para fazer a inscrição. A equipe que coordena o programa é formada por Gardene Lacerda (psicopedagoga, psicanalista), Alba Valéria e Angel Maria de Carvalho e Carvalho (assistentes sociais), Socorro Brito (assistente social), Naiane Brito (dentista), Laurimar Almeida (nutricionista), Rivaldo Macêdo (médico) e Carlos Alberto Rocha (médico).

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES