Programa Federal: Eletrobras utiliza nova tecnologia no Piauí

Os novos condutores multiplexados, ou protegidos, aumentam a confiabilidade do sistema secundário de distribuição de energia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Eletrobras Distribuição Piauí passou a utilizar condutores multiplexados - fios com estrutura em polietileno que reveste e isola os cabos elétricos - nas redes de baixa tensão que atendem as obras do programa Luz para Todos- PLpT no estado.

Os novos condutores multiplexados, ou protegidos, aumentam a confiabilidade do sistema secundário de distribuição de energia, reduzem os custos com manutenções preventivas/corretivas e o nível de agressividade ao meio ambiente, já que diminui a necessidade de podas em árvores próxima à rede elétrica, e com isso proporcionam o maior nível de segurança dos colaboradores contra choque elétrico.

O primeiro município a receber essa tecnologia foi Miguel Alves, a 110 quilômetros ao norte de Teresina, onde já foram atendidas 41 unidades consumidoras rurais com cabos multiplexados. Em todo o município, o Programa beneficiou 597 famílias.

Em Miguel Alves, essa tecnologia está presente nas comunidades São José dos Manos, Boa Fé, Coete, Mamoeiro, Santa Bárbara da Matilde e Cachoeira.

Também, já foram utilizados cabos protegidos, em obras do Luz para Todos, em Demerval Lobão, onde foram feitas 36 ligações, Barro Duro (17) e Castelo do Piauí (14).

O gerente do PLpT na Eletrobras Distribuição Piauí, Elivaldo Oliveira, explica que há muitas vantagens em se utilizar os condutores protegidos, "A grande diferença entre os cabos multiplexados e os tradicionalmente usados na rede elétrica de baixa tensão é que aqueles são protegidos por uma camada de borracha, o que dificulta a ocorrência de curto circuito devido o toque entre eles e diminui os riscos de choque".

"Ao usarmos cabos multiplexados em nosso sistema, estamos aumentando a vida útil dos transformadores e reduzindo o risco de defeitos provocados por curto circuito", completa o fiscal de obras Emídio Higino Costa.

A distribuidora de energia elétrica, nos dois últimos meses, capacitou e treinou 159 pessoas para trabalharem com rede multiplexada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES