Projeto das PPPs é aprovado e pode ajudar no Matopiba

Com a proposta fica prevista a vinculação de créditos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Recebendo a anuência de todos os deputados presentes na Assembleia, o projeto de lei encaminhado pelo Executivo que institui o Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) foi aprovado na manhã de ontem no Plenário da Casa.

Com a proposta fica prevista a vinculação de créditos CIDE (Contribuição so-bre intervenção no Domínio Econômico) para o desenvolvimento do programa de parcerias com o setor privado, através de fundo especial, além da consecução de uma superintendência voltada a área, tal como o Conselho Gestor do programa, formado pelos Secretários de Administração, Fazenda, Planejamento e o Procurador-Geral do Estado, tendo estrita ligação com o chefe do Executivo, nutrindo competências relacionadas a definição dos serviços prioritários no regime.

O líder governista no Poder, João de Deus (PT), comemorou o resultado da apreciação, prospectando os avanços que o Piauí terá com a medida, fator que pode colaborar inclusive com o sucesso do Matopiba, fronteira agrícola formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “Embora esse assunto já venha sendo discutido, passa a ser uma novidade no Piauí, apesar de que em outros Estados já seja uma realidade, aqui passa a ser um instrumento importante para oficializar determinadas obras com o envolvimento da iniciativa privada”, disse. O parlamentar ainda exemplificou.

“Tenho uma estrada que vai favorecer uma alta produção, mas o Governo não tem recursos necessários para garanti-la, mas é um desejo, um anseio daqueles produtores na área, como por exemplo, a questão do Matopiba, então ali o Governo pode fazer um acordo”, declarou.

De acordo com o deputado, tal ação poderia ser demandada por incentivos. “O Estado poderá fazer uma antecipação do ICMS, fazer uma PPP, em que os empresários entram com uma parte e recebem de volta desconto naquilo que foi aplicado no retorno do imposto, isso permite antecipação, investimento, assim garantindo obras importantes para que o Piauí possa acelerar o seu desenvolvimento”, comunicou.

A proposta é uma adequação à lei, versando para uma transformação na modalidade de contratação. “Ela também facilita o Matopiba, é uma experiência nova e o Piauí não poderia deixar de usar esse instrumento, para isso foi feita uma modificação na lei a fim de que nós pudéssemos ter uma adequação para propiciar essa modalidade de contratação, parceria”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES