Projeto de hotéis-escola deve ser implementado ainda este ano no Piauí

A proposta do projeto é oferecer instrução profissional técnica conectada ao potencial econômico do município

Projeto de hotéis-escola deve ser implementado ainda este ano no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias discutiu nesta terça-feira (06), no Palácio de Karnak, sobre a implantação do projeto de hotéis-escola nos pontos turísticos do estado. O projeto embrião das escolas de turismo e ambiental deve ser entregue ainda neste mês e integra turismo e educação para a profissionalização de estudantes da rede estadual de ensino.

A proposta do projeto é oferecer instrução profissional técnica conectada ao potencial econômico do município, com cursos que priorizem qualificações nas áreas de meio ambiente, turismo ou agricultura, por exemplo, garantindo maior empregabilidade.

A proposta do projeto é oferecer instrução profissional técnica conectada ao potencial econômico do município - Foto: Ccom

“Se temos uma escola técnica em Castelo, ela tem que ter uma integração com área do turismo no Cânion do Poty, na Pedra de Castelo. Ao mesmo tempo, na região de Parnaíba, a integração com o turismo na Lagoa do Portinho; em Bom Jesus, Redenção, Cristino Castro, uma integração com o Cânion dos Vianas, Parque do Rangel, Parque Serra das Confusões e assim, na região de Cristalândia e Corrente, uma integração com o Parque das Nascentes do Rio Parnaíba. E não apenas nas áreas do turismo e ambiental, mas também voltado para outras profissões, como a área de energia eólica, solar, fruticultura, agronegócio, outras formas de produção e indústria. Esse caminho oferece uma formação de muita qualidade e ainda com o preparo com laboratórios práticos”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

De acordo com a superintendente da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Carina Câmara, a partir da aprovação do projeto de construção dos hotéis-escola, poderá seguir para licitação e iniciar as obras. “A Secretaria de Turismo ficou responsável pelo conceito dessa parte de pousada de charme, que serão os laboratórios das aulas práticas. Então, iremos fazer essa integração da parte de turismo e educação. A Setur irá viabilizar os hotéis e a Seduc ficará com toda a parte curricular. Iremos entregar neste mês o embrião do projeto para, em setembro, licitar e começar, este ano ainda, as obras”, frisou.

As Unidades de Conservação da Lagoa do Portinho, do Cânion do Poti e do Cânion dos Vianas, estão sendo cotadas para serem um dos primeiros laboratórios desse projeto. “A princípio trabalhamos com o Cânion do Poti, a Lagoa do Portinho e o Cânion dos Vianas, esses são as primeiras áreas que estamos estudando”, completou Carina.

Os hotéis-escola possibilitarão a vivência da prática na área de turismo e hotelaria. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está trabalhando no currículo que será ofertado.

“Estamos trabalhando para possibilitar que o nosso estudante tenha experiências práticas para além do ambiente escolar. Pensamos em uma educação no qual a escola está completamente conectada com a comunidade e com o que o município conhece de cultura, história e oportunidades de negócio, em especial as nossas escolas de educação profissional. Pensando nesse conceito, estamos preparando para nossa rede de oferta de cursos técnicos na área de turismo e ambiental, no qual teremos em alguns locais do estado um equipamento educacional para ter um laboratório vivo relacionado à hospedagem, mas que possamos também experimentar toda a prática educacional na área ambiental. Então, trabalhamos na equipe pedagógica e conteúdo para que o estudante da rede estadual tenha a experiência prática da profissão”, afirmou Ellen Gera, secretário da Seduc.

O gestor acrescentou que o projeto de hotéis-escola já está conectado com o Novo Ensino Médio. “O Governo do Estado já deve ter, no ano que vem, o projeto do Novo Ensino Médio sendo implementado nas escolas e esse projeto também pauta que os estudantes tenham itinerários de aprofundamento de aprendizagem em várias áreas”, declarou o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES