Projeto de Lei propõe incentivo à implantação de hortas comunitárias

Projeto pode transformar áreas desocupadas em espaços produtivos.

Teresa Britto | Thiago Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei que cria o programa de incentivo à implantação de hortas comunitárias nas zonas urbanas dos municípios foi apresentado pela deputada Teresa Britto (PV). O PL 139/2021, que institui o programa, pode transformar áreas desocupadas em espaços produtivos, dedicados à agricultura social e familiar. 

No texto, os terrenos de associações de moradores que possem áre para plantio, áreas públicas estaduais poderão ser aproveitados para a criação de hortas comunitárias.

Segundo a deputada Teresa Britto, o projeto de caráter social garante a inclusão de pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade, além de fomentar a segurança alimentar nas comunidades.

“As hortas comunitárias são ótimas alternativas para dar funcionalidade a terrenos baldios nas cidades, acabando com problemas como acúmulo de lixo e até mesmo focos de doenças como a dengue. Além de contribuir com o meio ambiente, essas hortas também são importantes fontes de renda para quem vive da agricultura familiar", argumenta.

Teresa Britto quer aproveitar áreas urbanas desocupadas (Thiago Amaral)

Programa

Segundo o Projeto de Lei, o governo estadual seria responsável por regulamentar e gerir o programa e o Poder Executivo teria autorização para firmar convênio e parcerias com unidades de ensino e entidades habilitadas tecnicamente para que sejam realizados cursos relacionados ao planejamento, execução e preservação das hortas comunitárias, além de compostagem e outras técnicas de manejo.

A implantação de hortas comunitárias garante a segurança alimentar das famílias envolvidas e estimula programas, como a compostagem, que reaproveita os resíduos orgânicos para produção de substratos e adubos de alta qualidade para o cultivo de alimentos.

O uso de agrotóxicos ficaria proibido e a produção excedente poderá ser vendida pelas famílias cadastradas ou distribuída para moradores do bairro onde a horta for implantada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES