Projeto de Margarete Coelho é sancionado e vira lei

O Projeto de Lei busca a construção de uma rede de denúncia.

Deputadas | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei 741/2021 das deputadas federais Margarete Coelho e Soraya Santos foi sancionado pelo presidente da República. A iniciativa cria o Programa de Cooperação Sinal Vermelho e criminaliza  a violência psicológica contra mulheres. O projeto tramitou nas duas Casas com aprovação unânime.

O Projeto de Lei busca a construção de uma rede de denúncia ampliada para mulheres que estejam em situação de violência doméstica ou familiar. 

A finalidade é fazer com que o pedido de ajuda possa ser recebido em farmácias e drogarias, repartições públicas, portarias de condomínios, hotéis, mercados e similares que firmarem termos de cooperação no âmbito do Programa.

A iniciativa foi apresentada pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e contou com o apoio das bancadas femininas da Câmara e do Senado. Foi um trabalho de articulação que envolveu atuação direta de todos os poderes: legislativo, judiciário e executivo. A deputada federal (PP-PI) Margarete Coelho ressalta que a criação do Programa de Cooperação é um passo importante para que a violência sofrida pela mulher seja encarada como um problema de toda a sociedade. 

Deputadas celebram sanção do projeto de lei (Pablo Valadares / Câmara dos Deputados) 

Lei criminalia violência psicológica

A nova criminaliza a violência psicológica contra a mulher, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.

 Ainda foi modificado um artigo da Lei Maria da Penha, que prevê o afastamento imediato do agressor do lar ou do local de convivência com a ofendida na existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física da mulher ou de seus dependentes, ou se verificado o risco da existência de violência psicológica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES