Projeto de Rejane Dias garante teste do olhinho obrigatório no SUS

O teste será realizado segundo orientação técnica do pediatra e do oftalmologista responsável pela respectiva unidade de saúde, logo após o nascimento e antes do recebimento da alta hospitalar.

Rejane Dias | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada federal Rejane Dias apresentou um Projeto de Lei 141/22 que torna obrigatória a realização do exame do teste do olhinho – retinoblastoma, na triagem neonatal, em todas as maternidades, hospitais públicos e rede conveniada do Sistema Único de Saúde – SUS, para o rastreamento de doenças oculares. 

O teste será realizado segundo orientação técnica do pediatra e do oftalmologista responsável pela respectiva unidade de saúde, logo após o nascimento e antes do recebimento da alta hospitalar. Já os casos positivos deverão ser notificados imediatamente aos órgãos de saúde competentes dedicados à pesquisa objetivando a constituição de um Banco Nacional de Dados.

O retinoblastoma é um tumor maligno do olho mais comum em crianças. Ele se origina na retina, uma membrana que reveste a parte interna do olho que tem células responsáveis pela visão. Em todo o mundo, cerca de 6.000 crianças desenvolvem retinoblastoma a cada ano. 

Deputada apresenta projeto de lei que torna obrigatório o teste do olhinho (Foto: Agência Câmara)

Caso Lua

Desde a última semana, quando o apresentador Tiago Leifert e a jornalista Diana Garbin revelaram que a pequena Lua, filha do casal de pouco mais de 1 ano, tem retinoblastoma, um câncer raro, pais e mães ligaram a luz de alerta para a saúde ocular de seus pequenos.

Para a deputada, que atua ativamente na Câmara na construção de projetos ligados à saúde infantil, o tema já vinha sendo debatido em audiências públicas, “mas o projeto vem coroar o principal entrave: a disposição do teste na rede pública de saúde e nas maternidades”, diz.

Ainda não tão conhecido do público em geral, o tumor como de Lua é maligno, acomete crianças e se aloja nas retinas de meninos e meninas, podendo ter consequências graves. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES