Projeto facilita transferência de imóveis e amplia investimentos em Timon

Prefeitura tem apostado em um pacote de medidas para viabilizar o crescimento da economia do município.

Projeto facilita transferência de imóveis e amplia investimentos em Timon | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Integrando o pacote de medidas econômicas que trará benefícios à gestão pública municipal, transparência das informações e agilidade na prestação de serviços ao cidadão, dois projetos de lei encaminhados pela Prefeitura de Timon devem ser analisados na próxima segunda-feira, 13 de setembro, na Câmara.

O primeiro, trata sobre a operação de crédito através do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM), tornando viável uma melhor organização do cadastro imobiliário do Executivo Municipal, provocando uma maior justiça social e tributária, por meio de uma nova planta de valores para o município. 

A segunda proposta versa sobre Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis eletrônico (ITBI), simplificando a transferência de imóveis em Timon, dando mais agilidade ao processo, reduzindo a burocracia. Nesse âmbito, a implantação do ITBI eletrônico não elevará a alíquota, ou seja, o contribuinte não terá despesas extras.

Prefeitura de Timon tem um pacote de medidas econômicas (Foto: Divulgação)

O secretário municipal de Governo, Saney Sampaio destacou que os projetos são direcionados para modernização dos sistemas das secretarias municipais de Planejamento e Finanças, sob o aspecto imobiliário.

“A ideia é fazer uma nova planta de valores para o município. Inserir mais justiça tributária, o que na prática é fazer com que uma pessoa com mais dificuldades financeiras, proprietária de uma moradia simples, tenha o valor do IPTU reduzido, ou seja, vai pagar menos impostos”, explica o secretário.

Saney Sampaio acrescenta que a agilidade no processo de regularização de imóveis vai atrair mais investimentos para Timon.

“Isso vai facilitar a venda de imóveis, consequentemente, um maior investimento imobiliário em Timon, com mais gente vindo morar na cidade, mais dinheiro fica na cidade e assim vamos ter mais recursos para investir. É uma reação em cadeia”, reitera Sampaio.

Os recursos advindos em consequência da modernização da administração pública serão usados para o pagamento do empréstimo do PNAFM. “Com os recursos que vão entrar, vamos pagar o empréstimo e investir ainda mais em infraestrutura na cidade”,afirmou.

Secretário municipal de Governo, Saney Sampaio

 População ativa na construção da LOA 2022 

O projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao ano de 2022 está em fase de elaboração no município de Timon. A peça constitucional é um dos principais balizadores da gestão pública e tem como objetivos centrais estimar a receita e fixar a programação das despesas para o exercício financeiro.

A prefeitura reconheceu a importância da parceria com a população para a formulação de programas, ações e investimentos públicos que contemplem os anseios das comunidades timonenses. Por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLAN), os munícipes tem a oportunidade de indicar, sugerir ou solicitar aporte de recursos públicos para atender interesses da coletividade.

Com informações: Blog do Elias

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES