Projeto libera uso de água de barragens, açudes e poços para agricultores

Projeto de Lei abrange pequenas áreas de exploração da pecuária, de pesca em área máxima de 500 metros quadrados de água

Francisco Limma | Thiago Amaral/Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 209/21, de autoria do deputado estadual Francisco Limma (PT), tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que isenta da obrigatoriedade da outorga do direito de uso dos recursos hídricos destinados ao consumo humano, a dessedentação animal e à produção agrícola em propriedades rurais de pequeno porte em território piauiense.

O Projeto de Lei abrange pequenas áreas de exploração da pecuária, de pesca em área máxima de 500 metros quadrados de água e o cultivo de hortaliças e frutas em áreas que não podem ultrapassar dois hectares, além da silvicultura em florestas nativas ou exóticas que promovam o manejo sustentável desses ambientes.

“Para dispensa faz se necessária a comprovação do registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR) nos termos da Lei Federal nº 12.651, de 25 de maio de 2012 e o do Decreto nº 7.830, de 17 de outubro de 2012. O produtor rural e o agricultor ou agricultora familiar seguirão os procedimentos necessários para a obtenção da outorga junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, explica ele.

A dispensa da outorga se aplica ao produtor rural (Thiago Amaral)

Água

A vazão da exploração não poderá ultrapassar os cinco mil litros por hora e a água deverá ser proveniente de açudes, barragens e poços, sendo vedada a utilização de água subterrânea captadas por poços em áreas consideradas como aquíferos estratégicos definidos pelo órgão fiscalizador.

A dispensa da outorga se aplica ao produtor rural e ao agricultor familiar que explorem no máximo quatro módulos fiscais de terras na condição de proprietário, posseiro, arrendatário, comodatário, parceiro, permissionário ou concessionário de áreas públicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES