Projeto Minha Casa, Minha Vida terá relatório votado ainda essa semana

Votação para relatório de aprovação do novo projeto deve ocorrer amanhã, quinta-feira (01).

Projeto Minha Casa, Minha Vida, 2023 | Reprodução - Foto: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O relatório da medida provisória (MP) que relança o Programa Minha Casa, Minha Vida será votado em comissão mista, do Congresso Nacional, nesta quinta-feira (01). A medida foi editada pelo presidente Lula (PT) e o parecer da medida provisória sobre o programa ficou à cargo do relator, o deputado Marangoni (União-SP). 

O Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), é um programa criado no segugndo governo do presidented Lula, em 2009, com o objetivo de reduzir o défict habitacional do país. Sob gestão do Ministério das Cidades, o Programa oferece subsídio e taxas de juros abaixo do mercado para facilitar a aquisição de moradias populares e conjuntos habitacionais na cidade ou no campo.

Para serem atendidas pelo MCMV, as famílias selecionadas precisam preencher alguns requisitos sociais e de renda, além de não possuir imóvel em seu nome. Em 14 de fevereiro de 2023, o presidente Lula anunciou que o programa seria retomado, com a entrega de 2.745 unidades habitacionais. 

Durante uma entrevista coletiva, concedida nesta quarta-feira (31), o relator do relatório sobre o programa afirmou que está confiante com a aprovação do texto. O deputado Marangoni aponta que as principais mudanças que ocorreram no programa foram as adaptações ligadas à infraestrutura e sustentabilidade, para “corrigir erros do passado”.

“Corrigir erros do passado, como empreendimentos fora da malha urbana, não dotados da infraestrutura adequada, empreendimentos grandes. Além disso, foi um dos pilares a modernização do programa, trazê-lo para a modernização da sociedade, com critérios de sustentabilidade. Tudo isso traz mais sustentabilidade econômica aos empreendimentos”, afirmou Marangoni.

A comissão mista que ficou responsável por avaliar o texto, é dirigida pelo senador Eduardo Braga (MDB - AM), que apresentou ao parecer, propostas para a inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar entre os critérios priorizados pelo Minha Casa, Minha Vida. Além disso, o senador propôs a inclusão no edital, de moradores de áreas de riscos e pessoas que perderam casas em razão de desastres naturais.

“A retomada do programa Minha Casa Minha Vida é o ponto de partida para mudarmos essa realidade, inverter a curva de crescimento do déficit habitacional no país, além de ser um estímulo para a retomada do crescimento econômico do país. Está na hora de invertemos esse jogo”, explicou Eduardo Braga.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES