Projeto na Câmara muda regra para eleição de prefeito

Projeto de autoria do deputado Sergio Souza (MDB-RJ) prioriza partidos mais votados

Deputado Sérgio Souza | Michel Jesus/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei 5583/20, que está em tramitação na Câmara Federal, estabelece que nos casos de empate em eleições para prefeito, será eleito o candidato do partido ou coligação que obteve mais votos para vereador.

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Deputado Michel Jesus é autor do projeto (Michel Jesus /Câmara dos Deputados)

Segundo proposta do deputado Sergio Souza (MDB-RJ), em caso de impossibilidade a aplicabilidade desse critério, será eleito o candidato mais idoso. A proposta altera o Código Eleitoral.

Atualmente, a idade é o único critério para resolver empate em eleições proporcionais e majoritárias. Para o deputado Sergio Souza, a regra que está em vigor não leva em conta a vontade da população.

Já o critério proposto no Projeto de Lei  de sua autoria beneficia o candidato cujos apoiadores tiveram mais votos na eleição proporcional. “Isso permite uma construção política mais sólida e mais estável”, afirma, declarando que o critério guarda plena correlação com o fortalecimento do partido político enquanto instituição essencial à democracia brasileira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES