Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Projeto na Câmara muda regra para eleição de prefeito

Projeto de autoria do deputado Sergio Souza (MDB-RJ) prioriza partidos mais votados

O Projeto de Lei 5583/20, que está em tramitação na Câmara Federal, estabelece que nos casos de empate em eleições para prefeito, será eleito o candidato do partido ou coligação que obteve mais votos para vereador.

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Deputado Michel Jesus é autor do projeto (Michel Jesus /Câmara dos Deputados)Deputado Michel Jesus é autor do projeto (Michel Jesus /Câmara dos Deputados)

Segundo proposta do deputado Sergio Souza (MDB-RJ), em caso de impossibilidade a aplicabilidade desse critério, será eleito o candidato mais idoso. A proposta altera o Código Eleitoral.

Atualmente, a idade é o único critério para resolver empate em eleições proporcionais e majoritárias. Para o deputado Sergio Souza, a regra que está em vigor não leva em conta a vontade da população.

Já o critério proposto no Projeto de Lei  de sua autoria beneficia o candidato cujos apoiadores tiveram mais votos na eleição proporcional. “Isso permite uma construção política mais sólida e mais estável”, afirma, declarando que o critério guarda plena correlação com o fortalecimento do partido político enquanto instituição essencial à democracia brasileira.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push
<