Projetos de Lei defendem o combate a pobreza menstrual

Indicativo de Projeto de Lei apresentado pelo deputado Dr. Hélio Oliveira (PL) cria o Projeto Dignidade Íntima Feminina

Deputado Estadual Dr. Hélio (PL) defende Projetos de Lei em combate a pobreza menstrual | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a partir de dados do IBGE - por meio da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) e Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) - e de extensa revisão bibliográfica, traz um cenário preocupante com relação aos direitos menstruais, marcado pelas históricas desigualdades de gênero, raça, região e classe social, agravadas em tempos de crise sanitária e econômica.

No Piauí, a Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) aprovou, ainda no mês de julho de 2021, o Indicativo de Projeto de Lei apresentado pelo deputado Dr. Hélio Oliveira (PL) que cria o Projeto Dignidade Íntima Feminina nas escolas da rede pública do Estado do Piauí. A matéria prevê o fornecimento de absorventes e outros produtos de higiene íntima com o objetivo de evitar a evasão escolar e prevenir doenças. A matéria foi encaminhada ao governador Wellington Dias.

Deputado Estadual Dr. Hélio Oliveira (PL) fala sobre Projetos de Lei que defendem a saúde feminina (Foto: Ascom)O tema pobreza menstrual tem se destacado nacionalmente após o veto do presidente Jair Bolsonaro a trecho da proposta (Lei Nº 14.214/21), que previa a distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda de escolas públicas, moradoras de rua e outros públicos.

Os problemas relacionados à queda na frequência escolar durante o período menstrual já foram apontados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A organização afirma que uma em cada dez meninas matriculadas não frequenta a escola, quando está menstruada.

“Nós apresentamos esse Projeto baseado naquilo que é real. Muitas adolescentes deixam de frequentar as aulas com regularidade devido ao fato de, no período menstrual, não ter um absorvente. É real também que no Piauí nós temos um grande número de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e que não têm renda sequer para comer, muito menos para adquirir esse item tão necessário”, explicou o deputado Dr. Hélio Oliveira

No último dia 14 de outubro, o deputado ocupou a tribuna da Alepi para repudiar o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional garantindo a distribuição de absorventes para mulheres em situação de pobreza menstrual.

“O governo Bolsonaro está levando o País a regredir, a ficar na miséria alimentar. E ele rejeita um Projeto como esse alegando que não tem recursos. Temos um governo que prioriza o armamento e menospreza a saúde”, assegurou.

Além disso, o deputado afirmou que o governo estadual fará a distribuição de itens de higiene íntima para as estudantes do Estado. “O nosso Projeto foi apoiado pelo governador Wellington Dias que já garantiu e autorizou a distribuição dos absorventes”, disse o parlamentar.

Mais propostas defendem acesso á saúde

O deputado Franzé Silva (PT) também apresentou uma proposta ligada à questão da saúde menstrual. Trata-se do Projeto de Lei Nº 165/2021 que institui o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM).

Deputado Franzé (PT) apresenta proposta ligada à questão da saúde menstrual (Foto: Ascom)

“Esse é um programa mais amplo que trata da prevenção em vários aspectos da saúde da mulher. Dentre os itens mencionados no Projeto, há a distribuição de absorventes para as alunas da rede estadual, mas há a ampliação dessa distribuição para as presidiárias, moradoras de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Esse projeto vai em contraponto ao que o governo federal está negando. Assim como há uma política nacional de distribuição de preservativos, teremos também uma política nessa área de concessão de absorventes à pessoas de baixa renda”, expõe. O PAISM prevê ainda ações educativas nas escolas para a conscientização e eliminação de preconceitos relacionados ao processo menstrual.

Sem tabu

O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) também é autor de uma proposta para o desenvolvimento de políticas públicas de conscientização sobre a menstruação e o acesso a produtos de higiene íntima feminina.  A política pública intitulada "Menstruação sem Tabu" defende medidas como a distribuição de material informativo sobre o tema, a realização de pesquisas para a identificação de famílias que não possuem condições de adquirir o material de higiene e o incentivo para que organizações e Microempreendedores Individuais (MEIs) fabriquem absorventes higiênicos de baixo custo. O Indicativo de Projeto de Lei Nº 36/2020 aguarda a sanção do governador Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES