Proposta cria o cadastro de reserva no concurso da Polícia Militar

O deputado estadual Coronel Carlos Augusto informou que houve acordo entre o Legislativo e o Executivo sobre a proposta.

Deputados Themístocles, Flávio Jr. e Carlos Augusto | Thiago Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

deputado estadual Coronel Carlos Augusto (MDB) informou na Assembleia Legislativa que houve acordo entre o Legislativo e o Executivo para que fosse protocolado, na Alepi, Indicativo de Projeto de Lei para a criação de cadastro de reserva no concurso da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). 

presidente da Assembleia, Themístocles Filho (MDB), e Marden Menezes (PP) parabenizaram o encaminhamento e lembraram da luta dos parlamentares para o aumento do efetivo policial no Estado. 

Deputados Themístocles Sampaio, Carlos Augusto e Flávio Nogueira Jr. (Thiago Amaral)

O deputado Coronel Carlos Augusto (MDB) relembrou que, após conversas e ajustes entre os deputados e o executivo estadual, o número de vagas do último concurso da PM-PI aumentou de 650 para 1.000. O parlamentar destacou, então, que houve esse acordo com a governadora do Estado, Regina Sousa (PT), para que um Indicativo de Projeto de Lei seja protocolado na Assembleia propondo que seja criado o cadastro de reserva do certame. 

Também se manifestou sobre o assunto o deputado Marden Menezes. Ele relembrou a realização de uma audiência pública em que foi debatida a questão da convocação de candidatos do concurso da PM-PI. O parlamentar comentou que essa é uma pauta de consenso entre situação e oposição.

Dia Internacional dos Povos Indígenas

deputado Fábio Novo (PT) aproveitou para lembrar do Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto. Ele destacou o reconhecimento que tem havido no Piauí e salientou os Cariris, na região de Queimada Nova, e a comunidade de Nazaré, em Lagoa de São Francisco. O parlamentar celebrou a criação do primeiro Museu Indígena do Piauí, da etnia dos Tabajaras.

Maus tratos a animais

Teresa Britto (PV) discursou sobre o recente caso do cachorro vítima de maus tratos na cidade de Floriano. A parlamentar informou que o animal foi resgatado e encontra-se em Teresina. O caso ganhou repercussão nacional após o vídeo, que mostra a agressão, ser divulgado nas redes sociais. Na ocasião, a deputada solicitou a criação de um órgão estadual responsável pela proteção aos animais. A parlamentar destacou ainda os registros de casos de violência contra os animais em municípios como Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Teresina.

Gessivaldo Isaías (Republicanos) agradeceu ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) por ter acolhido dois requerimentos. Um pedia reforma em trecho da estrada que liga Teresina a Luís Correia e o outro a liberação da via dos ciclistas no rodoanel, na capital do Estado. O parlamentar também defendeu, em sua fala, que mais ações contra a pobreza em Teresina sejam feitas e pediu a ajuda dos colegas do legislativo.  

O deputado Warton Lacerda (PT) utilizou a tribuna para elogiar o trabalho da Federação da Agricultura Familiar do Piauí (FAF-PI). Ele falou que a organização atua em cerca de 113 municípios auxiliando os trabalhadores rurais a gerar melhores resultados.

Seguindo o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), o presidente da Alepi, Themístocles Filho, informou que nos dias 15 e 16 de agosto a Assembleia dará ponto facultativo por conta do feriado do Aniversário de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES