Exclusivo Proposta eleva candidaturas em até 50% na próxima eleição para cada partido

Segundo o projeto de lei, cada partido ou federação poderá registrar candidatos para esses cargos no total de até 150% do número de lugares a preencher mais 1.

Paulo Azi é deputado federal pelo União Brasil | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Paulo Azi (UB-BA) apresentou o projeto de lei que propõe alteração na Lei n° 9.504, de 30 de setembro de 1997, para ampliar o número de candidatos que podem ser registrados por cada partido às vagas na Câmara dos Deputados, na Câmara Legislativa, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais.

Segundo o projeto de lei, cada partido ou federação poderá registrar candidatos para esses cargos no total de até 150% do número de lugares a preencher mais 1. Atualmente, a lei permite que cada partido registre até 100% mais 1 candidato.

Leia Mais

Por exemplo, num município como Teresina (capital do Piauí), em que o Parlamento Municipal conta com 29 vereadores, na regra atual o partido ou federação pode lançar até 30 candidatos (100%+1), com a nova proposta cada legenda ou federação poderia lançar até 45 candidatos (150%+1)

A justificativa apresentada pelo deputado Paulo Azi é de que a proposta visa promover maior participação popular no processo eleitoral e ampliar os valores democráticos. Ele destaca que a medida se amolda aos postulados da cidadania e do pluralismo político, inscritos na Constituição Federal de 1988. O parlamentar ainda cita a questão das federações, em que os partidos se uniram, mas o número de candidaturas dispostas se mantém o mesmo

Substituto de Nikolas Ferreira é cassado e colegas debocham: “vai tarde!”

Filha de Michelle Bolsonaro ganha cargo de confiança e salário impressiona

TSE mantém multa de Zambelli e Flávio Bolsonaro por postagens não verídicas

A proposta precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado antes de entrar em vigor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES