PSTU lança pré-candidato no Piauí e defende “saída socialista” para crise

Evento de lançamento de Geraldo Carvalho contará com a presença da pré-candidata a presidente da legenda, Vera Lúcia.

Vera Lúcia | Romerito Pontes/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Evento, que será realizado na próxima segunda (20/06), às 16h, no auditório do Sindicato dos Rodoviários do Piauí, contará com a presença de Vera Lúcia, pré-candidata à presidência da República pelo PSTU e pelo Polo Socialista Revolucionário

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado - PSTU lançará a pré-candidatura do professor Geraldo Carvalho ao governo do Piauí, nesta segunda-feira (20/06). Além da pré-candidatura de Geraldo Carvalho, serão lançadas pré-candidaturas de vice-governadoria,  ao Senado e aos parlamentos estadual e federal.

“As pré-candidaturas de Vera, em nível nacional, e os nomes a serem apresentados em nível estadual defenderão uma saída socialista frente a grave crise social no país e no Piauí, que atinge sobretudo o povo pobre e trabalhador”, afirma Geraldo Carvalho.

Quem é Geraldo Carvalho?

Geraldo Carvalho tem 63 anos, é professor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) em Floriano. É um histórico quadro do movimento sindical do Piauí desde o final dos anos 80. Já foi presidente do Sindicato dos Bancários (década de 90) e posteriormente dirigente do Sindicato Nacional dos Professores de Instituições de Ensino Superior (Andes SN). Já foi candidato ao Senado, a prefeito de Teresina e ao governo do estado pelo PSTU. Foi militante do PT, partido com o qual rompeu em 1997 para desde então construir o projeto revolucionário e socialista do PSTU

“O Piauí é um dos estados com maiores índices de desigualdades sociais, o que coloca os trabalhadores em condições de vida dificílimas, no campo e na cidade. Enquanto as grandes empresas e o latifúndio são beneficiados com políticas de isenção de impostos e investimentos públicos, os trabalhadores são brutalmente explorados com péssimos salários, e são violentamente expulsos de suas terras, inclusive indígenas e quilombolas. Os sucessivos governos do Piauí aprofundam a crise dos trabalhadores e, como o governo atual do PT, serviram às grandes empresas e deixaram aos trabalhadores mais pobreza e desemprego, e precariedade nos serviços públicos”, afirma Geraldo Carvalho.

“Nossa candidatura quer apresentar uma saída socialista da crise. Isso requer o confronto contra o continuísmo do governo do PT no Piauí, contra a chapa de Rafael Fonteles, cujo vice é um conhecido político da oligarquia estadual, Themístocles Sampaio (MDB). Ao mesmo tempo, nossa candidatura também é uma alternativa radicalmente diferente contrária as candidaturas da direita tradicional, como a de Sílvio Mendes, um bolsonarista. Para mudar esse quadro social é preciso enfrentar os grandes grupos empresariais, reestatizando e desapropriando as grandes empresas e colocando sua produção e patrimônio a serviço da população do Piauí”, finaliza. 

Vera Lúcia é pré-candidata a presidente da República (Foto: Romerito Pontes/Divulgação)

Quem é Vera?

Vera é a única pré-candidata mulher, negra, operária e nordestina à presidência do Brasil. 

Vamos apresentar uma alternativa socialista aos trabalhadores, frente à polarização existente hoje no país. Para resolver os problemas mais sentidos hoje pelo trabalhadores e o povo pobre será necessário adotar medidas profundas e se apoiar em ampla mobilização social. Medidas que irão se enfrentar com os super-ricos, latifundiários, banqueiros e grandes empresários, que ficam com a riqueza produzida pelos trabalhadores. Medidas que não serão adotadas nem por Bolsonaro e nem por Lula”, destaca a pré-candidata do PSTU. 

Vera é natural de Inajá, cidade localizada no Sertão de Pernambuco. Tem 54 anos, é casada, tem duas filhas e uma neta. Operária sapateira, Vera é formada em Ciência Sociais pela Universidade Federal de Sergipe.

Ainda menina, deixou sua terra natal junto com seus pais, que partiram em busca de melhores condições de vida e da garantia de educação aos filhos. Como a maioria dos sertanejos que chegam à grande cidade, foi morar na periferia, no bairro Santos Dummont, em Aracaju

Desde criança teve que estudar e trabalhar, ao mesmo tempo. Foi datilografa, faxineira e garçonete.

Aos 19 anos, ao lado de outras mulheres negras, pobres, moradoras das periferias, começou a trabalhar em uma fábrica de calçados. Foi aí que começou sua militância. Está no PSTU desde a sua fundação, em 1994.

Foi candidata à governadora de Sergipe, à prefeita de Aracaju e a deputada federal. 

Em 2018, foi candidata à presidência da República e teve como vice o professor Hertz Dias, do Maranhão. Juntos, formaram a primeira chapa 100% negra a disputar à presidência do Brasil. 

Em 2020, Vera foi a primeira mulher negra a disputar à prefeitura de São Paulo (SP), cidade onde mora atualmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES