PT mira Frank Aguiar para vice de Mercadante

O PT estadual quer usar a mesma fórmula utilizada em São Bernardo na eleição de 2008,

Frank Aguiar | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O PT estadual quer usar a mesma fórmula utilizada em São Bernardo na eleição de 2008, um dos fatores fundamentais para tornar possível a vitória de Luiz Marinho (PT) naquela ocasião. O partido pretende popularizar a candidatura de Aloizio Mercadante (PT) ao governo paulista com o vice-prefeito da cidade Frank Aguiar (PTB) como vice.

As conversas sobre a composição do petebista na chapa petista surgiram nos eventos em comemoração ao Dia do Trabalho, sábado. O político-forrozeiro foi convidado para integrar a candidatura majoritária e gostou da ideia. Assim como o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que convenceu Frank a estar ao lado de Marinho dois anos atrás.

Dirigentes das duas legendas já trabalham para concretizar a aliança. Pelo lado do PTB, o próprio cãozinho terá a difícil missão de convencer o presidente estadual da sigla, deputado Campos Machado, e a cúpula partidária a romper com o tucanato. Do lado petista, o presidente estadual da legenda Edinho Silva está à frente do diálogo.

Mesmo com a aproximação do PT estendida ao Estado - até então estava restrita ao município -, o forrozeiro ressalta que sente-se lisonjeado em ser assediado. E, ao contrário do que ocorreu em 2008, quando negava veementemente que seria vice de Marinho, o político cantor fala agora que o projeto de parceria é possível. "Meu desejo é voltar para Brasília (como deputado federal), mas ser vice-governador de um Estado como São Paulo é uma honra para qualquer político", observa.

"Mas não podemos tomar nenhuma decisão enquanto os partidos não conversarem", completou o petebista, dizendo-se "lulista" - independentemente da configuração da sigla, trabalhará pela eleição da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) à Presidência.

Frank tem ciência de sua participação na chapa de Mercadante para alavancar a candidatura petista ao Palácio dos Bandeirantes, por ser artista, famoso e popular. "Marinho também não tinha popularidade. Com Mercadante será a mesma coisa", avalia Frank.

Caso se efetive a parceria PT-PTB, o vice-prefeito não precisa deixar o cargo na administração de São Bernardo, beneficiado pela legislação. Assim como se optar pela candidatura a deputado federal. (Colaborou Sérgio Vieira)

PTB de São Paulo tem compromisso com o PSDB

A cúpula petebista tem compromisso firmado com as candidaturas tucanas em São Paulo, mesmo estando fora do chamado G-4 (candidatos a governador, a vice-governador e dois senadores), grupo encabeçado pelo PSDB, com apoio de DEM e PMDB.

Apesar de fato concreto, o convite a Frank Aguiar pode ter somente o intuito de tumultuar essa parceria em âmbito estadual. O vice-prefeito de São Bernardo não tem penetração na executiva estadual petebista, por isso o posicionamento da legenda se torna quase irrefutável. O PTB fará convenção partidária para bater o martelo em suas convicções dia 23 de junho.

Cãozinho é taxativo ao comentar o fato de o PTB manter fidelidade ao PSDB, mesmo sendo deixado de lado no principal arco de alianças do Estado - o senador petebista Romeu Tuma concorrerá à reeleição isolado, sem apoio. "Não podemos esquecer que os tucanos não quiseram o PTB nas chapas. Então, não podemos ficar chorando para o PSDB", avalia Frank.

Para o presidente estadual do PT, o político-cantor é "liderança representativa" que pode acrescentar à chapa encabeçada por Mercadante ao Palácio dos Bandeirantes. "Essa possibilidade começou a ser discutida no (evento) de 1º de Maio. Agora é importante criar diálogo entre os partidos. O PTB é nosso aliado em diversas cidades. O PT está de portas abertas em todas as circunstâncias, seja para conversar sobre vice (governador) ou senador", discorre o dirigente.

"Vejo essa parceria com bons olhos. Claro que depende muito da vontade do PTB. Mas Frank, que é uma figura querida por todos nós, vai liderar esse processo de diálogo", conclui Edinho, coordenador da campanha de Mercadante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES