“Queremos tornar o órgão paritário”, diz conselheira de Cultura

A proposta versa para que sejam cinco membros da sociedade civil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em votação nominal na Assembleia nesta semana, foram aprovados os nomes de Dora Medeiros, com 26 votos, Wilson Seraine e Itamar Soares, ambos com 25, para o Conselho Estadual de Cultura do Piauí, órgão vinculado à Secretaria de Educação (Seduc).

Com a confirmação, os membros terão a missão de contribuir para o desenvolvimento da área no Piauí, principalmente no que se refere a valorização das manifestações culturais.

Reconduzida ao posto por unanimidade, Medeiros, que é conhecida por seu trabalho na direção do Museu do Piauí, ressaltou quais os principais desafios na nova gestão, inserindo que um dos objetivos é tornar o órgão paritário.

Seguindo, portanto, as diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal.

"O Conselho paritário vem a se alinhar a política do Governo Federal; o sistema nacional de cultura atual exige que os conselhos do Brasil sejam paritários, ou seja, composto na maioria por representantes da sociedade civil.

A proposta versa para que sejam cinco membros da sociedade civil, onde as próprias instituições vão concorrer, dois pela assembleia e dois pelo governador", explicou. Atualmente são três membros para cada ente.

A conselheira ainda chamou a atenção para a ampliação do foco no que se refere ao tombamento do patrimônio público, protegendo os prédios históricos do Estado.

"Queremos continuar a desenvolver um trabalho de incentivo e de estar contribuindo com a questão do tombamento, desenvolvendo ações educativas e culturais, porque nós temos um centro cultural na nossa infraestrutura, até porque o conselho é um órgão normativo da política do Estado, mas vai além das suas atribuições", indicou.

Por fim, Medeiros impôs que diversos avanços já podem ser sentidos no órgão, abarcando a necessidade de que os projetos sejam ampliados, principalmente no caso da aprovação da Secretaria de Cultura.

"Já foi percebido um avanço significativo, começamos no Karnak e conseguimos uma sede própria, transformando num centro cultural, com biblioteca, anfiteatro. Para mim é uma alegria muito grande participar dessa instituição", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES