Rafael anuncia centro especializado no tratamento de pessoas com autismo

Governador afirmou que o Piauí sempre foi referência na inclusão da pessoa com deficiência

Cidade Inclusiva no Saci | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira, 9, da 2ª edição do Cidade Inclusiva, realizada no Centro de Artes Marciais SArah Meneses, Saci. Ao todo, são 4 edições do projeto, uma em cada região de Teresina e até junho, as demais edições serão realizadas e ao final, será construída uma carta com propostas e sugestões para implementação de mais políticas públicas para pessoas com deficiência.

O Cidade Inclusiva tem serviços, palestras e esta edição conta com a participação da secretária Nacional dos Dieitos da Pessoa com Deficiência, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Anna Paula Feminella.

Rafael Fonteles afirmou que o Piauí sempre foi referência na inclusão da pessoa com deficiência pelo trabalho e pela decisão firme do ex-governador Wellington Dias e ex-deputada Rejane Dias. “O nosso estado continuará sendo referência e, inclusive, estamos à disposição do Ministério para mostrar a experiência do Piauí, inclusive, com a descentralização dos serviços para vários tipos de deficiência. Vamos começar neste ano um centro especializado no tratamento das pessoas com espectro autismo, envolvendo as famílias”, disse Rafael, enfatizando que o projeto será também levado para o interior para sensibilizar a sociedade.

Governador Rafael Fonteles na 2ª edilção do Cidade Inclusiva (Gabriel Paulino)

“Não basta apenas o estado fazer a sua parte, toda a sociedade tem que abraçar a causa e se sensibilizar da importância de incluir as pessoas com deficiência pública, como prevê a nossa Constituição”, ressaltou.

Para Anna Paula, o evento Cidade Inclusiva demonstra o quanto é importante que os direitos saiam do papel e se tornem realidade. “Que os direitos sejam encontrados nas ruas, nos espaços públicos, com respeito e dignidade”, disse.

A secretária disse que é compromisso do presidente Lula em fazer um governo inclusivo e que reconheça toda a diversidade humana. “Nesse caso o Piauí tem muito a nos ensinar e nos inspira muito e é assim que vamos fazer política pública para todas as pessoas com deficiência”, diz.

Governador durante o Cidade Inclusiva (Gabriel Paulino)

Prioridades do Governo Federal

Para o Piauí, ela enumerou algumas prioridades do Governo Federal como a defesa da educação inclusiva como fundamental. “Desde 2021 não há recurso no orçamento federal para a educação inclusiva, a qualificação da participação social, a formação dos agentes de serviços públicos e todas as pessoas que atuam no serviço público precisam ser formadas para dar o devido atendimento, com dignidade humana a todo cidadão e cidadã”, disse.

O secretário Mauro Eduardo declarou que a primeira edição do Cidade Inclusiva foi um sucesso e até junho as demais edições serão realizadas na capital e a proposta é levar o projeto para o interior, com disponibilidade dos serviços. “São mais de 60 parceiros envolvidos, o evento traz serviços e conscientiza as pessoas”, diz, enfatizando que foram destinados emenda parlamentar de R$ 352,00 para realização do projeto.

Segunda edição do projeto Cidade Inclusiva, no Saci (Gabriel Paulino)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES