Rafael Fonteles anuncia criação da Secretaria das Relações Sociais

A secretaria terá o objetivo de ampliar a participação e relação do governo com a sociedade

Rafael Fonteles anuncia criação da Secretaria das Relações Sociais | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alinhado à formatação do governo federal, o governador Rafael Fonteles criará a Secretaria de Estado das Relações Sociais. Na quinta-feira (5), o gestor se reuniu com a superintendente de Relações Sociais do Governo do Piauí, Núbia Lopes, que será a titular da pasta.

A secretaria é uma adequação da já existente Superintendência de Relações Sociais e irá funcionar no Palácio de Karnak. O objetivo é ampliar a participação e relação do governo estadual com a população. A decisão adequa a estrutura administrativa do Executivo para o cumprimento das metas estabelecidas no plano de governo.

Rafael Fonteles anuncia criação da Secretaria das Relações Sociais - Foto: Ascom

“Queremos aumentar a participação e escuta da sociedade, dos movimentos comunitários, sociais e populares, das entidades e dos conselhos. Tudo aquilo que envolve a participação popular. É importante robustecer essa área para melhorar a eficiência no tratamento dessas demandas que virão da sociedade. Nosso papel é dialogar e executar aquilo que é possível dentro da nossa realidade orçamentária. A Núbia já era superintendente, já realizava o excelente trabalho e aceitou o desafio de ser secretária das Relações Sociais”, ressaltou Rafael Fonteles.

Núbia Lopes destacou que, além da ampliação do diálogo com a sociedade, a criação da secretaria implementa a lei que institui a Política Estadual de Participação Social (PEPS), lei nº 7.357, de 3 de fevereiro de 2020. “O trabalho realizado hoje pela Superintendência de Relações Sociais com os sindicatos, movimentos sociais e conselhos, será feito com a autonomia de uma secretaria. Então, vamos continuar atendendo, trabalhando, com maior responsabilidade. E teremos a possibilidade de ampliar esse diálogo. Assim, implementamos no Estado a lei que amplia essa política de participação social, negociação com os sindicatos e atendimento aos conselhos”, disse a gestora. 

O projeto de lei que estabelece a adequação da Superintendência de Relações Sociais para secretaria será enviada para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para apreciação da casa. A proposta faz parte das mudanças administrativas que o governador Rafael Fonteles pretende fazer para atualizar, modernizar e atender às demandas do Estado.

Rafael Fonteles anuncia criação da Secretaria das Relações Sociais - Foto: Ascom

Núbia Lopes é professora, dirigente sindical, foi diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Piauí (Sinte-PI), secretária de formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), secretária de políticas Sociais da CNTE e conselheira do Conselheiro Nacional das Crianças e Adolescentes (Conanda).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES