Rafael Fonteles aponta obras hídricas e de infraestrutura como prioridades

Foram acertadas pautas importantes da região que serão apresentadas durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 27 de janeiro, em Brasília.

Rafael Fonteles aponta obras hídricas e de infraestrutura como prioridades | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles apresentou a carência de obras hídricas e de infraestrutura e a universalização das escolas de tempo integral como prioridades do estado durante a Assembleia do Consórcio Nordeste Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, realizada nesta sexta-feira (20), no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, que resultou na publicação de uma carta de intenções e propostas com os principais objetivos e demandas da região.

Na reunião do Consórcio, com presença de todos os governadores do Nordeste, foram acertadas pautas importantes da região que serão apresentadas durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 27 de janeiro, em Brasília.

“No Piauí, nós temos uma carência de obras hídricas, especialmente na região Sudeste, e também na infraestrutura que liga o Sul, que tem muito potencial para o agronegócio, com o norte do estado”, disse.

Consórcio Nordeste: Rafael Fonteles aponta obras hídricas e de infraestrutura como prioridades - Foto: Ascom

Em sua participação, Rafael Fonteles pediu aos chefes do Executivo do Nordeste que abracem a proposta de reforma tributária e defendeu ainda a implantação de novas políticas de incentivos fiscais para os estados.

Rafael destacou a importância da questão fiscal para desenvolver políticas públicas. “Podemos discutir muita coisa, mas tudo precisa de recursos”, disse, reafirmando que a região está muito bem representada no Governo Federal com a ocupação de ministérios que cuidam da área social e defendeu a inclusão de nordestinos ocupando as vice-presidências de instituições financeiras do País e recomendou ainda uma aproximação entre os consórcios do Nordeste e da Amazônia”, afirmou.

Entre as pautas da região, Rafael Fonteles apontou projetos já em andamento, como a Transnordestina, a integração da Bacia do São Francisco, além dos linhões de energia. “São pautas que impactam e abrangem toda a região”, declarou.

Rafael ainda sugeriu aos integrantes do Consórcio a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional para atrair investimentos para as regiões Norte e Nordeste. O governador também parabenizou a iniciativa dos governadores da gestão anterior em criar o Consórcio Nordeste para que possam ser compartilhadas boas práticas de políticas públicas e sejam defendidos os interesses do Nordeste diante do cenário nacional e até internacional.

Segundo Rafael Fonteles, o Consórcio possibilita a troca de informações e de boas práticas públicas, além do fortalecimento institucional da região para defender a população e colocar o Nordeste como protagonista no Brasil e no mundo. “É uma região que tem dado bons exemplos de boas práticas públicas nas mais diversas áreas, como segurança pública, segurança alimentar e hídrica. É isso que buscamos, fortalecer esses entes da Federação em prol do desenvolvimento econômico e social de nosso povo”, assegura.

Consórcio Nordeste: Rafael Fonteles aponta obras hídricas e de infraestrutura como prioridades - Foto: Ascom

A primeira reunião do Consórcio Nordeste resultou na publicação da “Carta de João Pessoa”, em que os governadores destacam a cooperação, o planejamento integrado e desenvolvimento sustentável da região.

Na carta, os governadores garantem que o compromisso do Nordeste é seguir trabalhando para que todos os canais de diálogo com a União estejam abertos. “O Consórcio Nordeste é parte de movimentos de aprimoramento de nosso pacto federativo e seguirá como parte das melhores soluções de inovação e boas práticas que o Brasil precisa”, afirmam os governadores do Consórcio.

Confira a íntegra da Carta de João de Pessoa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES