Rafael Fonteles apresenta o maior Plano de Desenvolvimento Econômico do PI

Governador esteve reunido com empresários na FIEPI

Governador com o presidente da Fiepi, Zé Filho. | Régis Falcão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na reunião com empresários na Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), realizada nesta segunda-feira, 30, apresentou aos industriais do Piauí, a convite do presidente da FIEPI, José Filho, o governador Rafael Fonteles apresentou as propostas para o desenvolvimento industrial do estado, como a infraestrutura, a qualificação da mão de obra. "Também estamos aqui para ouvir as propostas e ideias dos industriais. Acredito que trabalhando juntos vamos fazer o maior desenvolvimento econômico da história do nosso estado", disse.

Fonteles destacou a revitalização do Piauí para a exportação por meio do Porto de Luís Correia, a ligação da região dos Cerrados com o Norte do Estado. "A localização estratégica do Piauí ser um verdadeiro entreposto comercial entre o leste e o oeste. Estou feliz e confiante que os empresários serão grandes parceiros nesse projeto de desenvolvimento econômico", disse.

Fonteles ressaltou a importância de caminhar junto com a iniciativa privada para alcançar a meta ousada de 80 mil novas vagas de emprego e lançou o Plano de Desenvolvimento Econômico - Piauí 2026, com abrangência dos setores de tecnologia, agronegócio e sustentabilidade (Piauí Tech. Piauí Agro. Piauí Verde).

Governador apresenta plano de desenvolvimento econômico (Régis Falcão)

Trata-se do maior projeto de desenvolvimento econômico da história, que envolve o anel rodoviário da soja, hidrovia Parnaíba e Terminais Hidroviários, Ferrovia, Porto de Luís Correia, Parques Empresariais, ZPE e Distritos de Inovação.

O projeto visa o incremento de competitividade do polo de grãos brasileiro em razão da posição estratégica, interconexão com os terminais portuários de Itaqui, Pecém e Porto de Luís Correia, redução da degradação ambiental e recuperação aliada a preservação das margens dos rios.

O plano envolve a construção de 4 terminais hidroviários na hidrovia do Rio Parnaíba, sendo um multimodal em Teresina e três terminais de grãos, que estarão localizados nas cidades de Ribeiro Gonçalves, Uruçuí e Santa Filomena.

Na entrevista, o governador disse que para atrair empreendedores o que se trabalha é a questão da infraestrutura logística, de portos, de ferrovias, de hidrovias, linhas de transmissão, subestação de energia e rodovias ligando parques industriais, além da qualificação da mão de obra.

Para o governador, a parceria com o Sistema Fiepi e o Sistema S, de forma geral, é salutar. "Vamos caminhar na mesma direção, de gerar infraestrutura culminando com os investimentos privados, ou seja, gerar infraestrutura que já tem a demanda do setor privado. Não adianta criar demanda que não existe”, disse.

Reunião com empresários na Fiepi (Divulgação)

Fiepi

Segundo o presidente da FIEPI, Zé Filho, a reunião foi uma oportunidade de abertura de diálogo, onde o governador apresentou seus projetos para o desenvolvimento da indústria e também ouviu algumas propostas apresentadas por representantes dos segmentos produtivos.

“O momento para conhecer as propostas do governador é muito oportuno. Da nossa parte queremos contribuir naquilo que vai ajudar no desenvolvimento econômico do Piauí. É uma aproximação necessária porque a indústria e os empresários geram empregos e é isso que queremos alinhar cada vez mais com o governo do Piauí”, explica o presidente da FIEPI, Zé Filho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES