Rafael Fonteles discute causa animal com protetores do estado; fotos!

Fonteles, que chegou no encontro com as suas duas cadelas de estimação, falou sobre o que pretende executar em prol dos animais.

l | l
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pré-candidato do PT a governador, Rafael Fonteles, participou, nesta quarta-feira (04), de um encontro com defensores e protetores da causa animal no Piauí. A reunião aconteceu na sede da Apipa (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais), e faz parte de uma série de eventos que estão sendo realizados para discutir com segmentos específicos da sociedade temas relevantes para implementação no plano de governo.

Fonteles, que chegou no encontro com as suas duas cadelas de estimação, falou sobre o que pretende executar em prol dos animais. Citou a implantação de um hospital veterinário público, o controle da natalidade e a criação de uma coordenadoria da causa animal dentro da Secretaria de Meio Ambiente. “São ideias que estão sendo discutidas com a equipe, mas queremos ouvir quem entende do assunto, quem atua diretamente na causa. Somente com a participação dos protetores dos animais conseguiremos fazer um plano coeso e viável, que atenda as necessidades e garanta o bem-estar dos nossos bichinhos”, afirmou o pré-candidato. O ex-governador Wellington Dias, pré-candidato ao Senado, também participou do evento.

Rafael Fonteles discute causa animal com protetores do estado (Foto: Divulgação)

Segundo Isabel Moura, coordenadora da Apipa, as principais necessidades são a criação de um abrigo para o atendimento veterinário e castração, implantação de pequenas UPAs veterinárias distribuídas nas quatro zonas de Teresina para vacinação e oferta de medicamentos, além de uma solução definitiva para a questão do uso de animais de tração. “Ficamos felizes e esperançosos de ver o interesse de um pré-candidato pela causa animal, que tanto precisa de ajuda. É importante que os protetores em geral, tanto os individuais quanto os representantes de abrigo, dialoguem com governo e município para que políticas públicas eficazes sejam implantadas em defesa dos animais. É o que estamos fazendo hoje e é mais um grande passo”, pontuou.

Já para Fernando Machado, fundador e presidente da Associação de Proteção Animal Lar do Nando, também é importante que seja feita a implantação de chips nos animais de estimação, um método para evitar o abandono e multar quem deixa os animais na rua. “É uma forma barata e eficaz de identificação de um animal, que vai regular a questão do abandono, é uma forma de fazer com que os donos mantenham os cuidados do seu bichinho. Além disso, a castração é fundamental e pode ser feita por meio de um castramóvel ou em parcerias com clínicas veterinárias. Acreditamos que as políticas públicas são a melhor maneira de assegurar os direitos dos animais e apoiamos as iniciativas que chegam”, disse.

Rafael Fonteles discute causa animal com protetores do estado (Foto: Divulgação)

Atualmente, apenas na Apipa 76 cachorros e 150 gatos são acolhidos. O abrigo conta com um ambulatório, construído em 2017 pelo ex-governador Wellington Dias. Já o Lar do Nando, abriga mais de 250 animais, dentre cachorros, gatos e jumentos. “O objetivo agora é assumir esse compromisso do pré-candidato Rafael Fonteles com todo esse time na direção de avançar também com a proteção, cuidados e atenção aos animais. Toda vida importa”, atentou Wellington Dias, pré-candidato do PT ao Senado.

Rafael Fonteles discute causa animal com protetores do estado (Foto: Divulgação)Rafael Fonteles discute causa animal com protetores do estado (Foto: Divulgação)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES