Rafael Fonteles discute desenvolvimento da agropecuária piauiense

Na noite de segunda, o pré-candidato ainda participou de plenária organizada por Franzé Silva e Merlong Solano

Rafael e o deputado João Mádison | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pré-candidato do PT a governador, Rafael Fonteles, se reuniu nesta segunda-feira (13) com agropecuaristas, criadores e representantes de entidades do setor agropecuário no Piauí. O encontro foi realizado na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e discutiu o potencial, tendências e perspectivas para o desenvolvimento da agropecuária piauiense.

Rafael Fonteles citou as principais propostas do programa de governo para o setor agropecuário e destacou a importância da agropecuária na formação do Piauí. “Este setor é uma vocação do Piauí desde a sua formação histórica, econômica e cultural. É uma área geradora de renda e de muitos empregos - portanto, precisa de uma atenção especial", disse.

Para ele, é preciso trabalhar na qualidade do rebanho, na oferta aos pequenos produtores do acesso à tecnologia e à inseminação artificial para melhorar a genética do rebanho piauiense.

Pré-candidato com agropecuaristas (Divulgação)

"O apoio à capacitação, assistência técnica, comercialização e agregação de valor também são pontos importante a ser trabalhado no nosso projeto de governo”, afirmou.

Rafael pediu que os representantes do setor contribuam com o plano de governo citando os melhores meios para chegar ao principal objetivo, que é o desenvolvimento do agronegócio.

“Queremos definições sobre como, por exemplo, ofertar uma assistência técnica mais eficaz com base no que o estado pode oferecer, sobre como aplicar aqui experiências de sucesso de outros estados, mas com base na nossa realidade", disse. "Temos um potencial enorme e podemos dar saltos na produtividade, gerando mais renda para a população piauiense”.

O presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, colocou as principais sugestões a serem avaliadas para constar no plano de governo. “Trabalhamos no sentido de fortalecer a defesa agropecuária no estado e precisamos evoluir neste sentido, deixando a Adapi (Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí) mais estruturada para atender as propriedades rurais, ampliar o acesso ao crédito e introduzir novas tecnologias, como a inseminação artificial e aquisição de reprodutores para os pequenos produtores”, pontuou.

Também participaram do encontro nomes ligados à agropecuária, como o presidente interino do Senar, Filemon Nogueira; o superintendente do Sebrae-PI, Mário Lacerda; o deputado federal Júlio César, deputado estadual João Madison; o representante do Fecomércio, Raimundo Marques, e a diretora da Adapi, Alessandra Soares, dentre outros.

Na noite desta segunda-feira, Rafael Fonteles ainda participou de encontro com o povo organizado pelos pré-candidatos a deputado estadual e federal Franzé Silva e Merlong Solano. O encontro foi marcado por muita animação e pela participação ativa dos presentes na discussão sobre as propostas e ideias do pré-candidato ao governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES