Rafael Fonteles diz que 1,6 mil PMs serão convocados neste ano no Piauí

O governador leu a mensagem anual na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa. Ele prevê 4 mil novos policiais, 1,6 mil já em 2023.

O governador leu a mensagem anual na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa. Ele prevê 4 mil novos policiais, 1,6 mil já em 2023. | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles apresentou a mensagem anual na primeira sessão Legislativa nesta quinta-feira, 02 de fevereiro. A sessão contou com a presença dos secretários de Fazenda, Turismo, Assistência Social, Educação e presidentes de autarquias.

Na sessão, o Governo do Estado apresentou vídeo com balanço de ações realizadas em 2022. Em sua mensagem, o líder do Executivo destacou a harmonia da Casa que começa seus trabalhos com a Leitura da Mensagem Anual.

O governador sinalizou que a construção do Governo é feito em parceria com o Legislativo, inclusive com a oposição. Rafael Fonteles citou que o grande desafio é estabelecer laços e harmonia com todos para construir o Piauí.

Rafael Fonteles lê mensagem ao Legislativo (Foto: Raissa Morais)"Não seria governador sem a vontade soberana do povo, representada pelo Parlamento", diz, enfatizando que não será ano fácil. O governador fez críticas aos ataques antidemocráticos e declarou que os anos obscuros ficaram para trás.

Para o governador, o tempo agora é trabalhar para gerar 80 mil empregos, proporcionar geração de emprego e renda e garantir cidadania à população. "A prioridade é governar para todos, priorizando os mais pobres", disse que o foco deste governo é o social e frisou que a era digital chegou ao Piauí.

Governador do Piauí concede entrevista na Alepi (Foto: Raissa Morais)Rafael destacou a atenção às políticas públicas e o crédito aos pequenos negócios, sem deixar de lado a atração de grandes negócios. Ele citou ainda a agricultura familiar, a produção de mel que tem cadeia organizada, em que grandes empresas e cooperativas compram mel dos pequenos apicultores.

Parques de desenvolvimento econômico nos municípios

O governador destacou o potencial da agricultura familiar combinada com o agronegócio. Ele citou ainda a ovinocaprinilcutra.

No discurso, Rafael tratou sobre os parques de desenvolvimento econômico de Piripiri, Picos e outras cidades e reforçou as pretensões quanto a expansão da infraestrutura logística de rodovia, ferrovia, energia e da evolução tecnológica. "Não tem como fugir da tecnologia e os governos têm que investir para incluir a todos.

Fonteles destacou ainda o turismo e disse que o Brasil, repleto de belezas, não consegue alcançar o número de turistas de uma cidade européia, sintetizando que a indústria do turismo gera recursos e empregos. Na coletiva, ressaltou estar empenhado em ampliar o número de voos para capital, Parnaíba e São Raimundo Nonato e dentro da previsão do Governo Federal de construir mais aeroportos regionais, o chefe do Executivo do Piauí destacou que vai pleitear aeroportos regionais para o Piauí. No setor de turismo, ele ressaltou o crédito para melhorar a infraestrutura hoteleira, restaurantes.

 

Estado ganhará reforço de 4 mil agentes nas Polícias

Entre as pautas prioritárias, o líder do Executivo cravou ainda a educação, saúde e segurança. Rafael trouxe à tona a telemedicina e disse que hoje o SUS perdeu receita ao longo do tempo e a demanda por saúde aumentou e apontou a tecnologia como caminho.

No que se refere ao efetivo da Segurança Pública, o governador disse que vai ganhar 4000 homens ao longo de 4 anos e neste serão 1.600 homens e nos próximos 3 anos pelo menos 800 homens por ano.

Ele reforçou a criação da Secretaria das Mulheres e a Superintendência do Idoso e Coordenadoria de Proteção aos Animais.

Rafael disse que a educação é o cerne de todo plano de governo, quer ampliar o número de escolas integrais, escolas profissionalizantes. O governador falou da Uespi sempre com olhar para tecnologia e nos potenciais produtivos do estado.

Na coletiva, o governador deixou claro a meta de construir mais 100 novas escolas de tempo integral. "Atualmente temos 96 escolas de tempo integral na rede estadual e estipulamos fazer mais 100 para chegar a 196 ou até mesmo completar 200", disse, enfatizando que a pretensão é universalizar essa modalidade. No entanto, com a experiência de Secretário da Fazenda, é ciente de que as metas devem ser compatíveis com as receitas.

Rafael Fonteles afirmou que o Piauí na pandemia foi um dos estados que mais aumentou o seu Produto Interno Bruto (PIB) e a meta é trabalhar para que o PIB do Piauí possa estar acima da média do Nordeste e também do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES