Rafael Fonteles diz que Piauí tem crédito de sobra; entenda o endividamento

O líder da pasta e coordenador do PRO Piauí pontuou que é preciso 'desmentir as fake news'.

Rafael Fonteles diz que Piauí tem crédito de sobra | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando a liberação da operação de crédito de R$ 800 milhões do Piauí com o Banco do Brasil, o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, foi às redes sociais sinalizar que o Piauí está com o menor endividamento da série histórica, o que balizaria a concessão do empréstimo. Nisso, o líder da pasta e coordenador do PRO Piauí pontuou que é preciso 'desmentir as fake news'. 

"Digo e repito: quem apostar contra o Piauí vai perder! Aproveito a oportunidade para derrubar uma fake news que alguns insistem em propagar: o Estado do Piauí está no menor endividamento da sua história (a série histórica comprova isso)", apontou ao compartilhar gráfico. 

Rafael Fonteles diz que Piauí tem crédito de sobra (Foto: CCOM/Divulgação)

Os dados revelados por Fonteles mostram que em 2002 o endividamento do Piauí era de 164,07% da Receita Corrente Líquida (RCL), ou seja, o Estado tinha débitos superiores à arrecadação; índice que caiu para 37,10% em 2020. Cabe pontuar que o limite de endividamento determinado pelo Senado é de 200% sobre a RCL. 

De acordo com o secretário, 'o Piauí tem crédito de sobra'. "Temos crédito de sobra para adiantar obras necessárias para o desenvolvimento do Piauí e há tempos sonhadas pelos piauienses, como a Nova Maternidade de Teresina, o Novo Hospital Regional de Picos, a Adutora do Litoral e a Adutora do Sudeste", apontou. 

Tabela mostra o endividamento do Piauí na série histórica (Foto: Reprodução)

Fonteles ainda elencou outras obras que devem ser beneficiadas com as operações de crédito levantadas pelo Governo do Estado junto a instituições financeiras do Brasil e do exterior. "Também as rodovias que ligam Barras a Miguel Alves, São Miguel do Tapuio a Pimenteiras, Curimatá a Morro Cabeça no Tempo, Campo Maior a Coivaras e Jerumenha a Guadalupe, dentre tantas outras obras importantes para o nosso Estado! Viva o Piauí!", concluiu.

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES