Rafael Fonteles e presidente da Anape parabenizam PGE-PI pelos 50 anos

Atualmente, a entidade desenvolve ações de forma descentralizada, atuando diretamente em diversos órgãos do Governo

PGE-PI | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Meio século de muita história e conquistas para a sociedade piauiense. Foi com esses pensamentos que servidores e procuradores comemoraram os primeiros 50 anos da Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE/PI), órgão responsável pela representação judicial e consultoria jurídica do Estado. Atualmente, a entidade desenvolve ações de forma descentralizada, atuando diretamente em diversos órgãos do Governo. 

Procurador Pierot Júnior e procuradora aposentada Fides Ommati

E passado tanto tempo, a PGE/PI se mostra preparada. A entidade que sempre esteve na vanguarda dos trabalhos jurídicos, continua olhando para frente, buscando melhoria nos processos de gestão e de defesa do Estado. Garantindo, assim, bons resultados no futuro. Hoje, a Procuradoria já atua em diversos focos, entre eles a digitalização de todo o seu acervo bibliográfico e processual, na melhoria dos sistemas e na gestão estratégica. 

“As missões primordiais da PGE são a defesa do interesse público e a garantia da segurança jurídica dos atos da Administração Pública do Estado, e esse trabalho vem sendo desenvolvido, também, na busca de uma maior integração institucional com todos os órgãos que compõem o sistema de Justiça piauiense. Tudo pela maior eficiência dos serviços jurídicos do Estado”, afirmou Pierot Júnior, Procurador-Geral do Estado do Piauí.  

PGE-PI comemora meio século de atuação E desde o início do ano, a PGE/Pi já vem promovendo ações e recebendo visitar de autoridades pela passagem, da data. Uma delas é de  Fides Angélica Ommati, procuradora aposentada e primeira mulher a presidir a OAB, seccional Piauí. Que fez questão de trazer documentos históricos da Procuradoria, do tempo, ainda, se sua criação. “Sempre me orgulhei de ser Procuradora do Estado e zelar pelo bem público”, disse. 

Já o Procurador do Ceará, Vicente Braga, presidente da ANAPE, que é a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF, entidade que esse ano está completando 40 anos, gravou um vídeo aos procuradores piauienses. “Trata-se de uma instituição tão importante para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, tendo em vista que ele garante a concretização de políticas públicas eleitas com os governantes”, declarou.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, também fez questão de parabenizar a entidade. Ele usou as redes sociais para mandar uma mensagem. “A Procuradoria está completando 50 anos. Meio Século de atuação efetiva na defesa do interesse público e garantia da segurança jurídica do Estado. Parabéns, então, a todos os procuradores e procuradoras, que tenham um novo ciclo, com mais conquistas e realizações”, escreveu. 

PGE é responsável pela representação judicial e consultoria jurídica do Estado

 E prosseguindo as comemorações, a OAB-PI e a Assembleia Legislativa vão promover sessões solenes pela passagem da data. A PGE/PI foi criada pela lei delegada 91, de 27 de fevereiro de 1973, durante o primeiro mandato do governador Alberto Silva. Antes, o órgão era conhecido como Departamento Jurídico do Estado. Já em 1988, a carreira de procurador de Estado foi reconhecida pela Constituição, como função essencial à Justiça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES