Rafael Fonteles e Themístocles Filho são diplomados pelo TRE PI

Rafael Fonteles afirmou que 2022 foi uma eleição em que a democracia venceu e destacou a Justiça Eleitoral que cumpriu seu papel em momentos difíceis

Diploimação | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador eleito Rafael Fonteles e o vice-governador Themístocles Filho, foram diplomados na noite desta sexta-feira (16), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), para o mandato 2023-2026. A solenidade aconteceu no auditório do prédio antigo do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).

Rafael Fonteles disse, ao chegar à solenidade, que trata-se de um momento de muita emoção. "Agora é reafirmar o nosso compromisso com o povo do Piaui", disse, enfatizando que a votação reafirma o compromisso de não decepcionar a população do estado.

Ele acrescentou que junto com os outros poderes vai lutar pela população e declarou que os poderes são independentes  e acredita que a Assembleia Legislativa vai entrar em consenso para eleger o presidente.

Sobre a ação no Judiciário, ele disse que foi surpreendido, mas acredita no diálogo e disse que tomou medida de cautela ao pedir o adiamento da votação do orçamento na Assembleia  e dependendo do resultado da ação afetará o orçamento. 

"Tenho certeza que com diálogo e o trava dos procuradores do Estado ficará evidente que não há nenhuma pendência financeira entre Executivo e Legislativo", disse.

Rafael Fonteles é diplomado como governador do Piauí eleito | FOTO: Raíssa Morais

Ao chegar ao auditório, o senador eleito Wellington Dias destacou a importância desse momento e disse que logo ao ser diplomado vai a Brasília trabalhar pela aprovação da PEC da Transição.

 "A PEC será aprovada sempre com  muita emoção", afirmou. 

Wellington Dias diplomado | FOTO: Raíssa Morais

Rafael Fonteles faz discurso emocionado

Agora diplomado, o governador eleito Rafael Fonteles disse que trata-se de um momento de muita emoção. Ele falou da votação recebida no Piauí e agradeceu ao TRE, à governadora Regina Sousa e ao procurador Marco Túlio. 

Ele destacou o momento histórico do país e disse que 2022 foi uma eleição em que a democracia venceu e destacou a Justiça Eleitoral que cumpriu seu papel em momentos difíceis.

Ele afirmou que conquistar o mandato foi uma saga , pois teve que trabalhar para conscientizar o processo eleitoral com a urna eletrônica. 

Rafael Fonteles discursa após diplomação | FOTO: Raíssa Morais 

Acompanhado da família, Rafael destacou a importância da mãe, a vó Margarida e o pai, Nazareno Fonteles. Ao falar da família, ele ficou emocionado e fez agradecimento especial a Wellington Dias. "Tive a honra de servir ao povo na Fazenda por quase 8 anos, por meio de Wellington ".

Ele disse que está aqui para fazer o Estado crescer e prometeu governar para todos. "Vamos discutir políticas públicas para o Estado, sem deixar ninguém para trás", disse.

Rafael Fonteles faz discurso após ser diplomado pelo TRE Foto: Assessoria 

Fonteles falou da oportunidade histórica de fazer um programa de governo ancorado na realidade. "Tudo foi pensado e planejado. Vamos fazer o que colocamos na campanha, no debate e no programa de governo. Vamos observar cada ponto colocado no plano. São metas claras e objetivas", disse.

Ele citou a saúde especialmente no interior, a segurança e a educação.  " O Plano de governo será o norte. Estou até ansioso para começar a trabalhar e cumprir as metas colocadas no plano de governo",  disse, esclarecendo que vai buscar diálogo com outros poderes.  A disposição ao diálogo será uma marca.

"Além de ansioso , estou entusiasmado. As expectativas são altas e o que nos rege é dedicar todo sangue e trabalho para aproveitar as oportunidades únicas dos próximos r anos. Temos pressa e queremos dar conta do recado. Desejo 2023 um ano de luz e esperancq", afirmou.

O governador eleito Rafael Fonteles e seu Themístocles Filho Foto: Assessoria 

Diplomação dos eleitos

As candidatas eleitas e os candidatos eleitos com mandatos de 1º de Janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2026, para os cargos de Governador e Vice-Governador; Senador; Deputado Federal e Deputado Estadual, foram diplomados na solenidade. 

O presidente do TRE Piauí, Erivan Lopes, abriu a solenidade e realizou a diplomação de Rafael Tajra Fonteles. Em seguida, o  vice-governador eleito Themistocles Sampaio e o senador eleito Wellington Dias foram diplomados.

Após a diplomação dos cargos majoritários do Executivo e Senado, são chamados por ordem de votação os eleitos Julio César, Francisco Costa, Rejane Dias, Castro Neto, Julio Arcoverde, Florentino Neto, Flávio Nogueira, Átila de Melo Lira, Jadyel Alencar, Marcos Aurélio Sampaio, Castro Neto, Julio Arcoverde, Florentino Neto, Flávio Nogueira, Átila de Melo Lira, Jadyel Alencar, Marcos Aurélio Sampaio.

Os suplentes Merlong Solano, Margarete Coelho, Wilson Martins, Fábio Abreu, Elmano Ferrer, Samuel Silveira não compareceram.

Os deputados estaduais diplomados foram chamados. O primeiro foi Georgiano Neto, em seguida Severo Eulálio Neto, Thales Coelho, Pablo Santos, Flávio Nogueira Junior, Ana Paula de Araújo Mendes Santana, Wilson Brandão, Janaina Marques, Francisco Limma, Felipe Sampaio, Jeová Alencar, João Madison, Gustavo Neiva, Firmino Paulo, Gracinha Mão Santa, Helio Isaías, José Helio de Carvalho Oliveira, Marden Menezes, Henrique Pires, Fábio Novo, Bárbara Soares, Carlos Augusto Gomes de Souza, Nerinho, Vinicius Nascimento, Francisco José Alves da Silva (Franze), Aldo Gil. Rubens Vieira, Gil Carlos, Evaldo Gomes.

Combate às fake news

O  procurador eleitoral Marco Tulio disse que  a Justiça Eleitoral habilita os candidatos eleitos pelo povo. "Estamos referendando o principal costitucional".

A procuradoria atuou por um pleito eleitoral limpo, com recomendações e fiscalização na propagação de fake news e disse que elas, infelizmente, existiram. "Enxergamos que as notícias falsas não foram capazes de influenciar o resultado das eleicoes" , disse, enfatizando que os eleitores estão mais conscientes.

Veja a lista completa dos diplomados:

Governador e Vice-Governador

Rafael Tajra Fonteles

Themístocles de Sampaio Pereira

Senador

José Wellington Barroso Dias

Antônia Jussara Gomes Alves Sousa Lima – 1ª Suplente

José Amauri Pereira de Araújo – 2º Suplente

Deputado Federal

Átila de Melo Lira

Flávio Rodrigues Nogueira

Florentino Alves Vera Neto

Francisco de Assis de Oliveira Costa

Jadyel Silva Alencar

José Dias de Castro Neto

Júlio César de Carvalho Lima

Júlio Ferraz Arcoverde

Marcos Aurélio Pádua Ribeiro Gonçalves de Sampaio

Rejane Ribeiro Sousa Dias

Suplentes

Fábio Abreu Costa – 1º Suplente

Margarete de Castro Coelho – 1ª Suplente

Merlong Solano Nogueira – 1ª Suplente

Elmano Férrer de Almeida – 2º Suplente

Tatiana Maria Melo Guimarães – 2ª Suplente

Wilson Nunes Martins – 2º Suplente

Antônio Francisco Félix de Andrade – 3º Suplente

Francisco Samuel Lima Silveira – 3º Suplente

Deputado Estadual

Aldo Gil de Medeiros

Ana Paula Mendes de Araújo Santana

Antônio Henrique de Carvalho Pires

Bárbara Carvalho da Silveira Soares

Carlos Augusto Gomes de Souza

Evaldo Gomes da Silva

Fábio Henrique Mendonça Xavier de Oliveira

Fábio Nuñez Novo

Felipe de Souza Rezende Sampaio

Firmino Soares Paulo

Flávio Rodrigues Nogueira Júnior

Francisco das Chagas Limma

Francisco José Alves da Silva

Georgiano Fernandes Lima Neto

Gil Carlos Modesto Alves

Gustavo Sousa de Neiva

Hélio Isaías da Silva

Janaínna Pinto Marques Tavares

Jeová Barbosa de Carvalho Alencar

João Mádison Nogueira

José Hélio de Carvalho Oliveira

José Icemar Lavôr Néri

Marden Luís Brito Cavalcante e Meneses

Maria das Graças de Moraes Souza Nunes

Pablo Dantas de Moura Santos

Rubens de Sousa Vieira

Severo Maria Eulálio Neto

Thales Coelho Pimentel

Vinícius Pontes do Nascimento

Wilson Nunes Brandão

Suplentes

Bessah Araújo Costa Reis Sá – 1º Suplente

Gessivaldo Isaías de Carvalho Silva – 1º Suplente

Paulo Cezar de Sousa Martins – 1º Suplente

Simone Pereira de Farias Araújo – 1º Suplente

Warton Matias Lacerda e Oliveira – 1º Suplente

Dogival Vidal dos Reis Neto – 2º Suplente

Evildo Monção da Silva – 2º Suplente

Jonas dos Santos Filho – 2º Suplente

Luiz Henrique Sousa de Carvalho – 2º Suplente

Miguel Borges de Oliveira Neto – 2º Suplente

Elisângela Maria dos Santos Moura – 3º Suplente

Marcos Vinícius Cunha Dias – 3º Suplente

Scheyvan Xavier Lima – 3º Suplente

Telmo Neves Dias – 3º Suplente

Tiago Mendes Vasconcelos – 3º Suplente



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES