Rafael Fonteles reúne gestores para definir metas da educação no Piauí

As prioridades incluem a melhoria do ensino médio e cooperação com municípios para alfabetização

Rafael Fonteles reúne gestores para definir metas da educação no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve reunido, na manhã desta quinta-feira (19), com os secretários da Educação, Washington Bandeira, e do Planejamento (Seplan), Washington Bonfim, além dos 21 gerentes regionais e os quatro superintendentes responsáveis pela educação no Estado, para discutir as metas prioritárias da pasta.

De acordo com o governador, as prioridades da gestão na área da educação incluem a melhoria do ensino médio; aumentar a cooperação com os municípios, principalmente no que se refere à alfabetização na idade certa; fortalecer o ensino técnico; aumentar o número de escolas em tempo integral, tornando-as técnicas, com laboratórios de informática, internet rápida e de qualidade; além tornar as escolas da rede municipal ainda mais tecnológicas.

Rafael Fonteles reúne gestores para definir metas da educação no Piauí - Foto: Ascom

Em relação à cooperação com os municípios, o governador enfatizou que à necessidade que todos atuem sem viés partidário. “É importante a parceria com todas as secretarias municipais de Educação, com os parlamentares e prefeituras”, disse Rafael Fonteles. Tudo para melhorar a educação do Estado como um todo e não apenas na rede estadual. “Estou confiante de que esta equipe dará conta do recado de cumprirmos as metas do governo que é duplicar as escolas de tempo integral e dobrar as matrículas em escolas profissionalizantes, ensino técnico e tecnológico”, afirmou.

Rafael comentou estar satisfeito com a integração com o Governo Federal e destacou as audiências realizadas com o ministro da Educação Camilo Santana. “Nessa união de esforços iremos alcançar, sem dúvida, os primeiros lugares nos rankings educacionais do país e garantir, portanto, o desenvolvimento de longo prazo do nosso estado”, declarou o governador.

Para Washington Bandeira, o objetivo principal da atual gestão é acelerar, avançar e modernizar a Educação do Piauí. “A educação é o ponto de partida para as grandes transformações sociais e desenvolvimento econômico”, ressaltou o gestor.

O secretário destacou também a renovação nas gerências regionais. Dos 21 gerentes, nove assumiram recentemente. Bandeira falou que esse momento é histórico e emblemático convocado pelo governador Rafael Fonteles, com os novos gerentes.

“Foi uma reunião para alinhamento de metas e de planejamento estratégico com foco nas prioridades claras no plano de governo. Destaco a expansão e até universalização do ensino de tempo integral, o aumento do número de matrículas do ensino profissional e técnico voltado para tecnologia da informação e outras vocações produtivas do estado e colaboração com os municípios para alfabetização na idade certa”, afirmou Bandeira.

Rafael Fonteles reúne gestores para definir metas da educação no Piauí - Foto: Ascom

O secretário falou do desenvolvimento de boa política pública baseada e orientada em metas e resultados e isso passa diretamente pela qualificação dos profissionais. “Vamos investir muito em capacitação e qualificação tanto na parte pedagógica quanto na parte de gestão”, disse, enfatizando que os gerentes regionais têm o papel de ser a Seduc nas regiões. Ele disse ainda que o processo seletivo de gestores e diretores está sendo desenhado e terá como prioridade o perfil técnico.

O professor Tarício Pires, gerente da 4ª Regional de Educação (GRE), afirma que as ações do plano de educação do atual governo são fortes. “Estamos motivados e impregnados com o desejo de ajudar na transformação do Piauí por meio da educação”, diz, destacando que a classe está satisfeita com a garantia do pagamento do piso nacional. “Isso é de extrema importância para os educadores”, declara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES