Rafael Fonteles trata da concessão do Parque Nacional Serra da Capivara

Em Brasília, Rafael Fonteles reforçou o compromisso do Piauí com a preservação do meio ambiente.

Governador Rafael Fonteles no Ministério do Meio Ambiente | Renato Braga
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

governador Rafael Fonteles cumpre agenda em Brasília (DF), nesta quarta-feira, 15. Em uma das reuniões, no Ministério do Meio Ambiente, tratou de questões como a sustentabilidade ambiental, o Parque Nacional Serra da Capivara, o perímetro de irrigação dos Tabuleiros Litorâneos, ferrovias e a atração de recursos federais para investimentos no Piauí.

Inicialmente, o governador e o secretário de Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, se reuniram com o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, e com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho. “Durante o encontro, reforçamos o compromisso do Piauí com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável”, disse o governador.

Rafael Fonteles discute a concessão do Parque Nacional Serra da Capivara (Renato Braga)Um dos pontos discutidos foi a concessão do Parque Nacional Serra da Capivara, dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “A nossa ideia é que a iniciativa privada ajude na preservação do parque e contribua para o desenvolvimento do turismo ecológico e histórico na região”, explicou Rafael Fonteles.

Outro ponto debatido foi a revitalização do Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (Nuperade), localizado na região de Gilbués, no sul do Piauí. O núcleo estuda o fenômeno da desertificação e testa tecnologias para o controle do processo de degradação e recuperação destas áreas.

O secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, atentou para a proteção e preservação dos principais biomas existentes no Piauí: o Cerrado e a Caatinga. Além disso, reforçou que o estado tem cerca de 30.000 km2, aproximadamente 13% de seu território, sob áreas de unidades de conservação. Números que colocam o Piauí atrás apenas da Amazônia Legal, no que diz respeito ao percentual territorial sob unidades de conservação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES