Rafael Fonteles trata de agricultura e segurança alimentar com organizações

O objetivo foi discutir o fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar para implementar sugestões ao plano de governo da base governista

Rafael Fonteles | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pré-candidato a governador Rafael Fonteles (PT) participou nesta quarta-feira (22) de encontro com as organizações do campo, das florestas e das águas, que compõem o Campo Unitário. O objetivo foi discutir o fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar para implementar sugestões ao plano de governo da base governista.  

No Piauí, cerca de 1,5 milhão de pessoas trabalham com agricultura familiar. Para Rafael Fonteles, é uma área que deve ser priorizada. “Pelo menos um terço da população vive da agricultura familiar e só isso justificaria uma atenção especial. Mas temos uma série de outras razões para priorizar esta área, até porque envolve diretamente o nosso trabalho no principal eixo do plano de governo, que é a geração de trabalho, emprego e renda”, disse o pré-candidato. 

Pré-candidato ao Governo durante reunião com organizações que compõem Campo Unitário. | FOTO: Divulgação

Ainda de acordo com Rafael, são pontos principais a ampliação da regularização fundiária, o acesso à tecnologia, a crédito e assistência técnica e o apoio à comercialização, com foco na agregação de valor à produção. “São pautas importantes para investir cada vez mais na agricultura familiar e para garantir segurança alimentar e renda para as famílias. Estamos traçando um caminho muito claro para aumentar a produção e a renda dos agricultores, estes que são de extrema importância para a economia e o desenvolvimento do estado”, acrescentou. 

O evento teve a participação de 22 organizações do Campo Unitário, que apresentaram sugestões a serem acrescentadas no plano de governo - dentre elas está o Pró-Alimentação – Assis Carvalho, programa de Abastecimento Alimentar e Popular. “O programa é focado no fomento à produção, na oferta de serviço Ater Popular Territorial e na logística de recolhimento e distribuição de alimentos à rede socioassistencial”, explicou a representante do Campo Unitário, Maria Gonçalves. 

Ela ainda ressalta a necessidade de se pensar uma agricultura familiar voltada para as famílias que estão no campo, com preservação do meio ambiente, economia solidária, acesso a água, energias renováveis e crédito para as famílias. 

Também participaram do encontro o pré-candidato a deputado estadual Francisco Limma, a pré-candidata a deputada federal Maria Cazé, a secretária Estadual de Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, a diretora de relações sociais do governo, Núbia Lopes, e a representante da Secretaria de Estado de Planejamento, Gisele Oliveira.

Rafael Fonteles no encontro com organizações | FOTO: Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES