Recado diplomático: o que significa decretar luto no Brasil pela rainha?

Para Michel Gherman, professor do departamento de sociologia da UFRJ, há um recado sendo passado quando o presidente Bolsonaro decreta luto.

Recado diplomático: o que significa decretar luto no Brasil pela rainha? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias no país pela morte da rainha Elizabeth. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Na prática, o decreto não muda a vida e os compromissos dos brasileiros durante esse período —ao contrário do que acontece no Reino Unido.

O texto da publicação diz que: "É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contado da data de publicação deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento da sua majestade a rainha Elizabeth II, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte".

Recado diplomático: o que significa decretar luto no Brasil pela rainha?

Isso significa que serão cumpridos alguns protocolos dispostos na lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, para casos luto oficial: 

  • Itamaraty envia uma carta de condolências ao país 
  • Itamaraty e edifícios-sede dos poderes determinados ficam com bandeira a meio mastro.

O professor de ciência política Jorge Chaloub, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que trata-se de um ato diplomático, que não muda o dia a dia dos brasileiros —ou seja, não há suspensão de funcionamento de órgãos públicos ou de compromissos em geral. 

"Na verdade, isso é um protocolo padrão de relações internacionais, um ato diplomático que sinaliza o Brasil diante da morte de uma liderança política de um país parceiro, que é a Inglaterra. É uma forma de reconhecer a relevância da morte da monarca, uma chefe de estado longeva, que esteve à frente do poder, se confundindo como a própria forma de organização do estado inglês". 

Mas, existe sim uma preocupação com a forma como o país se manifesta sobre esse tipo de evento, que pode afetar a imagem dele na comunidade internacional, explica ele. 

"A política internacional é feita de símbolos, e o tom, as palavras escolhidas, tem uma série de sentidos que podem provocar efeitos nos atores envolvidos. O ato de se manifestar é lido de uma forma e o de se manifestar a tempo ou não, ou mesmo não se manifestar, são interpretados de diferentes formas". 

Para Michel Gherman, professor do departamento de sociologia da UFRJ, há um recado sendo passado quando o presidente Bolsonaro decreta luto pela rainha da Inglaterra, mas silencia, por exemplo, no caso do atentado da vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Na ocasião, ele disse que "mandou uma notinha". 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES