Recurso internacional permitirá onda de investimentos em Teresina

Liberação do recurso passa pelo Senado Federal e presidência

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Credenciada a receber um total de U$ 45 milhões do Banco de Desenvolvimento da America Latina (CAF), Teresina aplicará esse recurso em diversas obras de mobilidade urbana; requalificação urbana e ambiental; modernização institucional e gestão.

O prefeito Firmino Filho foi recebido no início da noite da última terça-feira (28), na Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, pelo secretário executivo da pasta, o economista Esteves Pedro Colnago Júnior, para agilizar a liberação do financiamento.

O prefeito avalia que Teresina caminha para ganhar uma nova onda de investimentos no primeiro semestre de 2018.

“Tivemos uma boa audiência com o Secretário Executivo do Ministério do Planejamento buscando, justamente, agilizar esse empréstimo junto a CAF que vai financiar uma série de obras importantes em termos de mobilidade como também obras como conclusão da Reforma do Mercado Velho, o novo Parque da Floresta Fóssil, conclusão da segunda fase do projeto Vila da Paz, enfim, vai permitir com os seus R$ 180 milhões que nós possamos fazer uma nova onda de investimentos na cidade de Teresina”, afirma. 

No início deste ano, uma comissão de técnicos da CAF esteve em Teresina e visitou as obras que já foram iniciadas. O próximo passo da negociação envolve o Governo Federal. O processo também passa pela aprovação do Senado Federal e Presidência da República.

“Este projeto se encontra no Ministério do Planejamento. O próximo passo é uma rodada de negociação entre a CAF e o Ministério do Planejamento, a União e a Prefeitura de Teresina. Nós esperamos que esse processo possa avançar para cumprir essa fase até o final deste ano, para que possamos levar à Presidência da República e ao Senado no início do próximo ano para que esse empréstimo possa ficar disponível no primeiro semestre de 2018”, explica.

Obras

Os recursos serão utilizados em diversas obras e engloba ações em quatro eixos: mobilidade urbana; requalificação urbana e ambiental; modernização institucional e gestão. Entre as obras e ações estão a construção de 6,8km da Via Marginal Rio Poti Sul; a construção de 22km de ciclovias para integração com outros 42km e elabotação do Projeto Executivo do Sistema de Ciclovias da cidade, com extensão de 200km; obras de acessibilidade e readequação das calçadas do centro, com extensão de 56km; requalificação da Vila da Paz, incluindo obra de drenagem e urbanização do Parque Linear e construção de equipamentos esportivos, infraestrutura urbana e paisagística; aumento da cobertura vegetal na cidade, com distribuição de 100 mil mudas de plantas; além do Programa de Modernização da Administração e da Gestão Tributária de Teresina (PMAT). Todas as intervenções fazem parte do Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado Teresina Sustentável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES