Regina Sousa assina hoje decreto que exige passaporte da 4ª dose da vacina

As medidas serão adotadas para evitar a disseminação da Covid-19; o Piauí registra um aumento nos casos e óbitos pela doença.

Regina Sousa assina hoje decreto que exige passaporte da 4ª dose | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora do Piauí, Regina Sousa, assina a tarde desta quinta-feira (21), o decreto com novas recomendações para enfrentamento ao coronavírus, que volta a infectar as pessoas no estado, inclusive provocando óbitos por síndromes respiratórias decorrentes da Covid-19

O secretário de Estado de Governo, Antonio Neto, explicou que o Comitê de Operações Emergenciais, da Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma Nota Técnica, no final da tarde de quarta-feira (20), com novas medidas para combater a Covid-19 no estado. Regina Sousa deve assinar hoje o novo decreto (Foto: Raissa Morais)"A Nota Técnica foi encaminhada à Secretaria de Governo ontem e vai servir de subsídio, de fundamento, para que a gente possa publicar o decreto", disse o secretário.

Entre as medidas dispostas está a exigência do passaporte sanitário com a 4ª dose para ingressar nas repartições públicas. Confira abaixo a entrevista com Antônio Neto: 

O que levou a governadora Regina Sousa a decretar essas novas medidas, secretário?

A governadora Regina Sousa ficou bastante preocupada com os novos dados da Covid-19 no Piauí. A governadora participou da reunião do COE, ontem, e os números apresentados, o diagnóstico que o COE fez em relação à situação da Covid-19 no estado, nos leva a uma situação de alerta. Não é de pânico, não é de desespero, mas uma situação que exige das autoridades, principalmente do Governo do Estado, medidas importantes para que a gente possa conter essa nova ofensiva da Covid que está recomeçando aqui no estado.

Quais os novos protocolos contidos no decreto? 

"A nota técnica faz algumas recomendações importantes,  como a atenção redobrada em relação às escolas, às crianças. Há um protocolo, o de nº 001/2021, que estabelecia essa convivência das crianças nas escolas. O protocolo deve ser reforçoado com algumas outras medidas, com mais cuidado em relação a isso. A nota técnica encaminha a exigência para que as pessoas, ao adentrarem nas repartições públicas, apresentem o comprovante de vacina expedido pelo Programa Nacional de Imunização com aquelas doses... até a quarta dose, claro, obedecendo à faixa etária, porque de acordo com a faixa etária tem a exigência.

O decreto vale para os municípios?

A nota técnica também encaminha a necessidade de que os municípios possam aderir a essa ofensiva, a esse trabalho do Governo do Estado. [A Nota Técnica do COE] Recomenda aos setores da mídia, da imprensa, para que façam campanhas de mobilização no sentido do esclarecimento da população com relação a esses cuidados. E reforça a exigência da máscara em ambientes fechados, para que a gente possa ter um maior cuidado.

Houve um relaxamento por parte das pessoas, que não estão buscando a vacina, deixaram de usar a máscara...

A população do Piauí precisa entender que a Covid-19 não acabou. A Covid continua. E quando ela vem agregada a outros tipos de vírus, como a chikungunya, a dengue e outras, em pessoas de mais idade ou com comorbidade, isso nos traz a necessidade de ter bastante cuidado em relação a tudo isso. Por essa razão, a governadora Regina Sousa está editando hoje um decreto com novas medidas.

Além dos prefeitos, a iniciativa privada também precisa entrar nessa cruzada contra a nova onda da Covid-19 no Piauí.

A nossa prerrogativa é de Governo do Estado. Nas repartições públicas isso será exigido. Em relação aos municípios e ao setor privado a gente pede que haja uma adesão, um convencimento de que essa é uma garantia de que essas pessoas imunizadas não vão transmitir. 

Segundo levantamento do COE, os novos casos de pacientes infectados pela Covid-19 são de pessoas que não cumpriram o protocolo vacinal. 

Ao invés de fazer três, quatro doses, fizeram só uma, só duas. Isso tem demonstrado que nessa faixa de pessoas, a Covid-19 tem penetrado. E nós precisamos conter isso para que não haja uma contaminação das outras pessoas que estão imunizadas. 

A Secretaria de Estado da Saúde levantou que apenas 15% da população está com o esquema vacinal completo no Piauí. Esse dado preocupa?

Em relação ao número de pessoas que só tomaram uma dose, não cumpriram o protocolo, isso é muito sério. Porque realmente as pessoas passaram a conviver... eu falava com setores da saúde e eles disseram que a população começou a conviver com a Covid, achando a doença uma coisa simples, banal. Não é. A Covid é muito grave, é muito sério. Temos casos de pessoas que faleceram. A coronavírus é extremamente traiçoeiro, ele se renova. Nós precisamos estar atentos. Nós já temos a vacina, temos a máscara que ajuda a combater. Temos que voltar a conviver em sociedade, mas obedecendo a esses protocolos. O decreto deverá se assinado no final da tarde e nós vamos públicar no Diário Oficial desta quinta-feira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES