Regina Sousa comemora decisão do STF: Nota é conquistada por desempenho

Governadora comemorou decisão do ministro Alexandre de Moraes e diz que estados conquistam nota pelo bom desempenho

Governadora Regina Sousa | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

governadora Regina Sousa comentou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando à União para não rebaixar a nota do Piauí  para obtenção de crédito. Ela disse que o Governo Federal fez algo inusitado ao ameaçar rebaixar a nota do Piauí.

Segundo a governadora, a decisão do STF foi justa. "A capacidade de pagamento foi construída com nossa governança e com nossas ações. Foi uma decisão infeliz que anunciaram e que o Supremo Tribunal Federal derrubou", disse Regina.

"Nós conseguimos um benefício. Nós tínhamos direito à compensação de ICMS. Como é que alguns estados iriam receber compensação pela perda de ICMS e nós, não? Então fomos à Justiça para receber a compensação e abater as nossas dívidas", disse, declarando que a União ameaçou diminuir a capacidade de pagamento do Piauí.

Regina Sousa comemora decisão do STF (Gabriel Paulino)

"Fomos à Justiça contra esse rebaixamento e, felizmente, a Justiça compreendeu que o Governo Federal não tem o direito de rebaixar a nota do Piauí e de nenhum outro estado. Essa nota é conquistada pelo desempenho que fazemos durante toda execução do mandato. Então não tem cabimento você rebaixar por uma vingança", diz.

A governadora disse também nesta quinta-feira, 18, que ainda não há um relatório completo sobre o quanto o Piauí perdeu com a queda de arrecadação de ICMS. "De julho até agora foram R$ 94 milhões de perda que vai ser compensada com o pagamento da dívida", disse.

Nesta quinta-feira, a governadora recebeu empresários do setor de energia limpa e disse que o Piauí é pioneiro e figura entre os líderes na produção de energia renovável. "Isso é muito bom, pois traz dividendos, empregos e desenvolvimento e nessa reunião discutimos a questão social e estamos pactuando algumas coisas e também tratamos sobre o reflorestamento da área", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES