Regina Sousa desobriga uso de máscara em municípios 'elegíveis' do Piauí

Decreto aponta que nos municípios em que mais de 60% da população elegível foi vacinada com a dose de reforço o uso será facultativo.

Regina desobriga uso de máscara | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seguindo a orientação do Comitê de Operações Emergenciais, que desobrigou o uso da máscara em ambientes fechados nos municípios em que mais de 60% da população elegível foi vacinada com a dose de reforço contra a Covid-19, a governadora Regina Sousa (PT) pulicou nesta quinta-feira, 14 de abril, o decreto que concede tal flexibilização.

Nesse sentido, com a nova edição, Regina altera o Decreto Nº 20.525, de 1º de fevereiro de 2022 e determinou que torna-se facultativo o uso da máscara, incluindo ambientes fechados, nos municípios que atingirem a cobertura vacinal de primeira dose de reforço, ou seja a 3ª dose, igual ou superior a 60% da população com 18 anos ou mais. Atualmente, 52 municípios piauienses cumprem com o requisito.

Leia Mais

Regina Sousa desobriga o uso de máscara (Foto: Gabriel Paulino/CCOM)Porém, é importante frisar que no novo decreto, a governadora mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras por idosos e imunossuprimidos em qualquer ambiente; em unidades, consultórios, estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação, para trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes; em táxis, transportes por aplicativo, transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou aéreo, para trabalhadores e usuários.

ENTENDA A DECISÃO DO COE

No último dia 12, a Secretaria de Estado da Saúde, através do Comitê de Operações Emergenciais (COE) estabeleceu que fica facultativo o uso de máscaras em ambiente fechado para cidades em que 60% da população elegível, acima de 18 anos, esteja imunizada com a dose de reforço. O uso fica obrigatório apenas para idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos, doentes crônicos, em estabelecimentos de saúde e transporte coletivo, como ônibus, trem e avião.

Segundo o infectologista e membro do COE, José Noronha, a decisão do Comitê foi tomada seguindo os Dados Epidemiológicos do Piauí. “Foi observada a manutenção do número de casos de Covid no estado; a redução de óbitos e a diminuição do impacto do coronavírus no sistema de saúde do Piauí. Com esses dados extremamente positivos, é possível liberar o uso de máscaras com alguns condicionantes”, explica Noronha.

COE deliberou sobre a não obrigatoriedade do uso de máscara (Foto: Divulgação/Sesapi)“Os municípios devem atingir a marca de 60% da população com a dose de reforço para que haja a liberação do uso de máscara. Pelo que já temos de evidência científica desde o início da pandemia, esse percentual da população é suficiente para a proteção dos mais suscetíveis. Para a variante ômicron, precisamos da dose de reforço para considerar que temos uma proteção efetiva contra casos graves”, diz.

Para o Secretário de Saúde, Neris Júnior, a liberação é parcial porque populações específicas como idosos e imunossuprimidos devem continuar usando máscaras. “É obrigatório também o uso em locais com alto potencial de contaminação como transporte público. 

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES