A governadora Regina Sousa entregou nesta quinta-feira, 13, a entrega de 16 mil Chromebooks aos professores da rede estadual de ensino. Em solenidade realizada no CETI João Henrique, localizada no Morada Nova, ela fez a entrega das primeiras unidades e todos os demais serão enviados ainda nesta quinta para as regionais e de lá segue para as escolas.

O investimento é de R$ 29.067.400,00 e segundo a governadora, investir na educação é essencial e o resultado obtido no Piauí no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) com o 9º lugar do Brasil é resultado de investimento em tecnologia. “É bom para atualizar os professores para que eles estejam e conectados com seus alunos, com a escola em algum imprevisto”, disse, citando o Canal Educação como um verdadeiro milagre para o Estado, experiência inovadora e referência para outros países que já vieram conhecer essa plataforma.

Nesta semana, a governadora fez a promoção de mais de 900 professores, entregou o Data Center para Secretaria de Educação e agora distribui chromebooks para professores da rede estadual. 

“Educação é social também. Ninguém evolui  se não passar pela educação e pela cultura. Então não é questão de ser marca ou não, é uma questão de necessidade de evoluir. Sei de uma dívida que tenho para com os professores que cobram e não fiz, por não puder. A maior felicidade para mim era se pudesse ter atendido aos professores na questão salarial, pelo menos próximo do que eles queriam. Mas foi uma coisa que nos pegou fora do planejamento e não tinha como fazer”, disse.

A governadora disse que esses equipamentos entregues é investimento, recurso do Fundef, precatórios. “Estamos aplicando na compra de equipamentos para melhorar as condições de trabalho, renovando escolas, carteiras e bibliotecas novas. Estamos melhorando o ambiente de trabalho”, disse.

O secretário de Educação, Ellen Gera, os chromebooks  darão acesso a plataforma educacional do iSeduc. “Temos o iSeduc, aula presencial e o professor tenha acesso a uma plataforma de aula virtual e possa publicar seu material permitindo aos estudantes ter um material de reforço”, explica, destacando que mesmo na pandemia, o esforço dos professores da rede e o investimento em tecnologia permitiu o avanço do Piauí no IDEB.

A deputada Rejane Dias falou que a educação é uma de suas principais pautas e sempre foi focada em resultados. “Estamos na escola que tem o segundo melhor IDEB do Estado e com esses equipamentos, o Piauí terá condições de dar passos mais largos, pois o piauiense gosta de estudar. 

A deputada ressaltou que a ampliação de escolas de tempo integral está no programa de governo de Rafael Fonteles e a meta é chegar até 2026 com o Piauí sendo o primeiro lugar em educação do Brasil. 

OS CHROMEBOOKS

Os chromebooks são aparelhos que se baseiam em aplicativos na nuvem com autonomia de bateria maior do que os notebooks convencionais e com atualização de forma automática, o que facilita ao usuário e dá um ganho temporal nas atividades.

Os aparelhos eletrônicos irão possibilitar ao professor mais acessibilidade e flexibilidade na produção de conteúdo e no planejamento para fazer a gestão de sala de aula, lançando mão de diversos modelos pedagógicos que possibilitem a democratização do ensino e a implementação do modelo de ensino híbrido.