Regina Sousa inaugura primeira fábrica de pré-moldados na Major César

A previsão é que sejam inauguradas três fábricas similares para produzir blocos e bloquetes para pavimentação de vias e calçadas.

Governadora inaugura fábrica de pré-moldados | Paulo Barros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora Regina Sousa inaugurou nesta segunda-feira, 27, a primeira fábrica de pré-moldados de concreto da Colônia Agrícola Major César. A ideia da fábrica iniciou com a finalidade principal de produzir blocos e bloquetes para pavimentação de vias e calçadas e pela necessidade de capacitar, oferecer trabalho e ocupação para os internos, livrando-os assim da ociosidade e preparando-os para a reinserção social.

Inauugração da fábrica de pré-moldados (Paulo Barros)

“É uma ideia antiga que tínhamos para colocar em prática e felizmente agora conseguimos. Vimos esse grande exemplo no Maranhão, onde os internos produzem e as prefeituras compram por meio do Estado. O material é utilizado para pavimentação, por exemplo. Precisamos mostrar ações como estas e dizer para a sociedade que é possível transformar pessoas por meio do trabalho”, disse a governadora.

Segundo o secretário da Justiça, Carlos Edilson, essa é a primeira fábrica de pré-moldados do Piauí, na qual serão produzidos os blocos dentro de unidades prisionais. “Temos essa que está sendo inaugurada e serão inauguradas mais três. É uma atividade para o reeducando, um momento no qual ele pode trabalhar dentro da unidade, produzir e devolver para a sociedade”, disse.

Fábrica de pré-moldados na Major César (Paulo Barros)

Parcerias

As fábricas são formadas por entes públicos e tiveram a colaboração de dois piauienses: João Rodrigues da Silva, vizinho da unidade penal, fez a doação de uma parte dos maquinários necessários para o funcionamento da atividade, equipamentos de uma antiga fábrica que fechou após sua aposentadoria; e Valdemar Bezerra que colaborou na instrução dos internos para a produção de pré-moldados, contribuindo dessa forma para a reinserção dessas pessoas de volta à sociedade.

Para João Rodrigues é uma oportunidade para ajudar os internos a terem uma forma de trabalhar e não voltarem a cometer crimes. “Essa nova gestão está muito empenhada em ressocializar esses homens. Então, resolvi ajudar enquanto cidadão”, afirmou.

O gerente da Colônia Agrícola, Reginaldo Ribeiro, informou que 20 internos participarão do projeto com insumos disponíveis para o trabalho. “Para começar, eles irão fazer a pavimentação da rua do presídio até a BR, depois vamos procurar um convênio com algum órgão público para que ele possa comprar esses produtos e com o resultado disso, serão comprados mais insumos e será criado um pecúlio para os internos”, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES