Regina Sousa recebe faixa de governadora das mãos de Wellington Dias

Regina Sousa disse que em nove meses de governo o foco será a redução da pobreza e trabalhar os temas mais sensíveis.

Regina Sousa | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 13h12

Como governadora do Piauí, no Palácio de Karnak, Regina Sousa cumprimentou as autoridades e aos amigos do PT em seu primeiro discurso. Regina disse que nem nos seus sonhos mais coloridos pensou que chegaria a esta posição. 

Leia Mais

"Cheguei aqui pelas lutas pela terra, contra homofobia, violência contra mulher. Muitos dirão que não fui votada, mas minha foto estava na urna. Embora muitos não queiram, estou aqui para governar. Sou baixinha, não cobrem elegância. Meu cabelo está no jeito, não vou contratar personal. Quero fazer coisas pontuais mais sensíveis à população", disse, enfatizando que haverá motos e bicicletas na segurança pública, vigiar fronteiras contratar policiais concursos e apostar na polícia comunitária.

Regina Sousa toma posse como governadora do Piauí após saída de W. Dias (Foto: Raíssa Morais/ Portal MN)

Na saúde  Regina prometeu investir na saúde bucal. "Vamos ser parceiro dos municípios”. Regina disse que este governo entregou mais de 10 mil títulos de terra e mais títulos serão entregues até o final de governo.

Segundo ela, o foco será a pobreza e disse que vai ter grande projeto de reflorestamento e trabalhar resíduo sólido.  Regina falou da ampliação do projeto de alimentação saudável e investir na agricultura familiar.

Atualizado às 12h18

No seu discurso no Palácio de Karnak, Wellington Dias agradeceu aos deputados e ao ex-governador Wilson Martins. Ele lembrou de sua primeira posse em janeiro de 2003. "Minhas últimas palavras como governador é de agradecimento a Deus, ao povo  a acolhida em cada um dos 224 municípios", disse.

Para superar desafios e vencer atrasos históricos, Dias contou com ajuda de muita gente. Ele disse que tem na lembrança janeiro de 2003, havia manifestação popular como hoje por 4 folhas de pagamento em atraso. 

"Quando viajava para interior a reivindicação era por carteira escolares. Hoje na escola que inauguramos tem uma estrutura que não deixa a desejar. Atualmente  de lá para cá, professor teve aumento de 900 por cento. Hoje o salário só professor é 3.840”, disse.

Wellington Dias discursa na cerimônia de posse de Regina Sousa (Foto: Raíssa Morais/ Portal MN) 

O governador citou mais de 5 mil km de asfalto. "Saímos de 66 municípios para 224 ligados por asfalto. São muitas coisas feitas". Ele destacou o avanço na educação, saúde e energia. O Piauí,  segundo Wellington,  está na dianteira do País com maior rede de conectividade. Wellington disse ainda que nas metas definidas para municípios quem ganhou foram quem mais precisava de obras. Além disso, o Ideb aumentou e 27% de alunos de ensino técnico  o Piauí tem maior destaque e o curso superior está universalizado.

Atualizado às 11h50

No início da solenidade de transmissão de posse, foi exibido um pequeno vídeo sobre a trajetória da nova governadora e as boas-vindas de piauienses à petista. Após a execução do hino do Piauí pela cantora Soraia Castelo Branco, Wellington Dias transmitiu a chefia do Governo. A governadora assinou o decreto de nomeação de Antônio Neto como secretário de Governo.

Durante toda a mensagem disposta à Regina Sousa, ressaltou-se o fato dela ser a primeira mulher a assumir efetivamente o cargo de governadora, e o seu histórico de luta nos movimentos sociais.

A governadora assinou o decreto de nomeação de Antônio Neto como secretário de Governo. Antonio Neto é auditor fiscal da Receita Federal aposentado e no governo já foi secretário de Planejamento.

No primeiro ato de governo, Regina Sousa entregou títulos de terra para 67 famílias de quebradeira de coco. A entrega dos títulos de terra é, inclusive, uma sinalização do que promete ser a sua marca na gestão: regularização fundiária e avanços sociais.

Wellington Dias transmite a chefia do cargo para Regina Sousa - Foto: Raíssa Morais

Atualizado às 11h30

Dando início a transmissão de cargo no Palácio de Karnak, a agora governadora Regina Sousa (PT) foi recebida pela militância aos gritos de "Regina, guerreira, do povo brasileiro". Emocionada, Regina foi saudada pelas tropas das forças de segurança, sendo recepcionada pelo ex-governador Wellington Dias e pela deputada federal Rejane Dias. 

Na ocasião, um ato do Movimento de Quebradeiras de Coco foi realizado, com cânticos similares aos que Regina ouvia na infância e adolescência. A nova governadora do Piauí saiu da vida humilde no campo ao posto máximo do Poder Executivo.

Regina Sousa foi recebida pelas tropas das forças de segurança - Foto: Francy Teixeira

Regina Sousa toma posse como governadora do Piauí após saída de W. Dias

A vice-governadora Maria Regina Sousa prestou compromisso na Assembleia Legislativa e foi declarada empossada como governadora do Piauí nesta quinta-feira, 31 de março, após o Wellington Dias ter renunciado o cargo.

Em seu primeiro discurso na Assembleia Legislativa, Regina Sousa disse que recebe como missão de Deus a missão de governar o Piauí. "Estou como mulher negra e nem meus melhores sonhos pensei que estaria aqui".

Regina pediu que não procurem nela o ex-governador Wellington Dias. "Ele é único assim também como sou única", disse. Ela declarou que não exitará em buscar opiniões pois não é todo governador que tem a sorte de ter uma pessoa experiente com 4 mandatos", afirmou.

Regina Sousa faz seu primeiro discurso na Assembleia Legislativa - Foto: Raíssa Morais

Sobre plano de governo, Regina afirmou que está no governo há 3 anos e 3 meses, foi eleita com um plano e vai executar as obras em andamento e olhar para o social com a proposta de mudar a vida das pessoas. "Não estou assumindo um novo governo, mas a continuidade é a finalização de um projeto", declarou a gestora acrescentando que não terá tempo de iniciar grandes obras. "Só uma licitação em tempo normal dura seis meses".

Em nove meses o foco será a redução da pobreza e trabalhar os temas mais sensíveis como saúde, educação e segurança como harmonia social para comunidades tradicionais indígenas,  quilombolas, população de rua.

Regina Sousa afirmou que espera ter uma boa convivência com a Assembleia e pediu compreensão com seu jeito de ser. "Pareço zangada,  mas não sou  sisuda, sim. Reservada, mas gosto do diálogo.  Sou idosa de 72 anos e não posso mudar meu jeito de ser. Sou Regina Sousa,  com defeitos e qualidades, a governadora do Piauí que gosta de música, planta, flores e poesia e que tem muita esperança e muita fé", finalizou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES