Regina Sousa sanciona lei cria Política de Valorização da Mulher do Campo

A Lei Nº 7.810/2022 é do deputado Franzé Silva (PT) e foi sancionada por Regina Sousa.

Governadora sancionou lei que cria a política de valorização da mulher no campo | Divulgação CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora Regina Sousa sancionou a Lei Nº 7.810/2022, de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT) e que institui a Política Estadual de Valorização da Mulher do Campo no Piauí,  cuja finalidade da Lei é, sobretudo, promover o fortalecimento econômico, acesso a terra, bens, equipamentos e serviços públicos pelas mulheres trabalhadoras do campo.

"As mulheres são maioria no Brasil. Muitas delas são chefes de família e batalham muito para criar seus filhos. Por isso, é preciso que busquemos, continuamente, valorizá-las de todas as formas", defende  o deputado Franzé Silva.

Franzé Silva ressalta que a Lei 7.810 é uma forma de possibilitar às mulheres, especialmente às do campo, mais acesso a oportunidades e garantir direitos com força efetiva de uma Política de Estado. Entre as diretrizes da Lei estão promover a reforma agrária e desenvolvimento de assentamentos; assistência técnica e fortalecimento de organizações produtivas das mulheres.

Governadora Regina Sousa sancionou lei de valorização da mulher no campo (Divulgação)

Qualificação profissional

Entre os objetivos estão a qualificação profissional; prioridade no acesso a recursos por mulheres responsáveis pela unidade familiar; estimular feiras livres e outras formas de comercialização pelas agricultoras.

"A realidade rural se constitui num espaço de muitas desigualdades sociais, discriminação, violência doméstica, de gênero e patrimonial, desvalorizando o trabalho agrícola da mulher”, assinala Franzé.

O parlamentar chama atenção, ainda, para o fato de as mulheres do campo liderem as estatísticas concernentes a trabalho agrícola não remunerado – 30,7% delas, enquanto os homens são apenas 11,1%.

"Apesar de ganharem menos e exercerem a maior parte dos trabalhos rurais não remunerados, as mulheres chegam a gastar até 90% de sua renda com a família, enquanto que os homens, de 30% a 40%", frisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES