Regina Sousa sanciona lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2023

Governadora sancionou a lei sobre diretrizes orçamentárias.

Regina Sousa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora Regina Sousa sancionou a Lei Nº 7.850, que estabelece as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2023 e determina as metas e prioridades da gestão pública, bem como as diretrizes apra elaboração e execução do orçamento estadual, as disposições relativas à política de pessoa.

Publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a lei é requisito essencial para estipular e planejar a aplicação das receitas públicas. Conforme texto do DOE, as metas físicas serão elaboradas a partir dos projetos estruturantes de cada área, que resultarão em investimentos a serem priorizados na Lei Orçamentária.

Conforme o dispositivo legal, as ações prioritárias da Administração Pública Estadual para o exercício de 2023 serão vinculadas aos desafios estratégicos de governo e contemplam programas especiais como Piauí Saudável e Seguro com a finalidade de de impactar a expectativa de vida do piauiense; Piauí com Oportunidades para Todos, cuja proposta é impactar a escolaridade e a qualidade da educação; Piauí Próspero e Inovador, que tem como objetivo dinamizar da economia do Estado. 

Regina Sousa sancionou lei que estabelece LDO

Outra ação em destaque na lei e destacado no Diário Oficial é o Piauí Inclusivo e Sem Pobreza cujo desafio estratégico é reduzir a pobreza e todas as formas de desigualdade; Piauí Sustentável, que visa promover o desenvolvimento sustentável; e Piauí Eficiente e Integrado, com a finalidade de promover a gestão pública eficiente e participativa.

As propostas orçamentárias da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública do Estado e Ministério Público do Estado devem ser encaminhadas à Secretaria do Planejamento até o dia 12 de outubro para consolidação do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2023 (LOA).

A Lei Orçamentária para o exercício de 2023, compreendendo os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas controladas pelo Estado, será elaborada consoante as diretrizes estabelecidas nesta Lei e sua execução observará os objetivos, metas e prioridades definidos no Plano Plurianual para o período 2020 – 2023.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES