Rejane Dias é a única deputada do Piauí entre os mais atuantes na Câmara

Índice que avalia parlamentares tem apenas oito nomes da região Nordeste com 5 estrelas, entre eles, a deputada piauiense

Rejane Dias | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento inédito lançado nesta segunda-feira, 1º, classifica os deputados federais de acordo com sua atuação e produtividade. O lançamento do Índice Legisla Brasil coincide com o retorno das atividades na Câmara após o recesso parlamentar e também com o início das campanhas eleitorais.

O objetivo é criar uma ferramenta que permita ao eleitor identificar quais os deputados que realmente trabalham, independente do viés ideológico. Nessa primeira edição do índice, o desempenho dos representantes do Nordeste foi pífio. Apenas 4,4% atingiram a pontuação máxima de cinco estrelas.

A média nacional é de 7% de representantes com o número mais alto de estrelas. Em cinco estados nordestinos, não há nenhum deputado com essa pontuação. Em outras quatro unidades federativas da região não há parlamentar avaliado com uma estrela, o pior desempenho.

Ao todo, oito deputados nordestinos ocupam o topo do ranking. Dois são da Bahia: Alice Portugal (PC do B) e Jorge Solla (PT). Os outros deputados cinco estrelas do Nordeste são: André Figueiredo (PDT- CE), Rejane Dias (PT-PI), Eduardo Bismarck (PDT-CE), Denis Bezerra (PSB-CE), Danilo Cabral (PSB-PE) e Felipe Carreras (PSB-PE).

Rejane Dias é a única deputada do Piauí a aparecer em lista de parlamentares mais atuantes 

Pontuação

Luciana Elmais, cofundadora do Legisla Brasil com formação em administração pública pela FGV, explica que o índice trabalha com critérios objetivos, sem subjetividade. Vale o volume de produção dos deputados, independente do viés, mas a pontuação varia.

A regulamentação de uma lei vale mais pontos que uma proposição para nomear uma rua ou moção de aplausos, por exemplo. E, logicamente, o alinhamento político interfere no resultado. “Alguns indicadores favorecem parlamentares da base ou de oposição”, constata Luciana.

Isso fica claro na composição de comissões permanentes, as mais importantes, e que somam mais pontos. Mas o papel da oposição também rende boas avaliações. “Quem tá na base tem mais facilidade para trabalhar, mas a oposição é mais combativa por natureza”, pondera Olívia Carneiro, economista com mestrado na Universidade de Chicago (EUA) e digital influencer, que propôs a criação do índice em parceria com a Legisla Brasil.

O objetivo? Medir, em números a produção de cada parlamentar “O único ranking que a gente tem é de avaliação. A gente quer medir produção porque a gente quer, como influencer, ajudar eleitores a votar de acordo com o trabalho”, explica Olívia, que tem mais de 383 mil seguidores no Tik Tok com o perfil @oliviasensata.

Para chegar a esses números, a Legisla avaliou toda a atividade parlamentar de janeiro de 2019 a 31 de julho de 2022, utilizando dados da própria Câmara.  O que, a princípio, pode gerar discrepâncias. No site da casa, o número de proposições de cada deputado muitas vezes é maior que o registrado no índice, mas existe explicação para isso.

Luciana detalha que as proposições são pontuadas à medida em que conseguem tramitar no Congresso. Em caso de Aprovação, a pontuação aumenta. Matérias com status especial também têm bonificação.

Metodologia

O modelo de aferição tem por base 17 indicadores divididos em quatro eixos. O primeiro é a produção legislativa (apresentação de projetos, votos em separado, substitutivo, relatorias e presença em Plenário.

Atividades de fiscalização, recebimento, empenho e execução de emendas parlamentares compõem o eixo dois. Em seguida, vem a mobilização, que contempla projetos de autoria com status especial; cargos em comissões e requerimentos de audiência pública. Por fim, a fidelidade partidária e o alinhamento com as respectivas bancadas também são avaliados.

O desenvolvimento metodológico e análise dos dados do Índice foi realizado por Ana Vaz, doutoranda em Ciência Política pela Universidade de Brasília e Andréia Pereira, gestora pública pela UFABC e coordenadora de pesquisa e inovação na Legisla Brasil. As duas atuaram em parceria com Olívia Carneiro.

A metodologia foi sabatinada por cientistas políticos, assessores parlamentares e por organizações da sociedade civil, totalizando 25 especialistas consultados.

No Índice Legisla Brasil, são considerados todos os deputados federais e suplentes que assumiram a cadeira desde 2019, o que dá um total de 574 parlamentares em todo o Brasil, entre eleitos e suplentes que assumiram em algum momento.

Dr. João, suplente do PROS, que exerceu o mandato de 29 de maio a 29 de setembro de 2020, recebeu apenas uma estrela. Nesse caso, Luciana pondera: “tem deputados na suplência que performam super bem”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES