Rejane Dias foi a deputada que mais apresentou propostas em 2021

Ao todo, de acordo com o site da Câmara dos Deputados, foram apresentadas 471 matérias de sua autoria e coautoria.

Rejane Dias | Pablo Valadares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada federal Rejane Dias foi a parlamentar piauiense que mais apresentou propostas legislativas na Câmara dos Deputados durante o ano de 2021. Ao todo, de acordo com o site da Câmara dos Deputados, foram apresentadas 471 matérias de sua autoria e coautoria. Nesse grupo, foram apresentados 79 Projetos de Lei; dois projetos em apreciação na Casa a cada semana do ano.

Uma das propostas da deputada é o Projeto de Lei 265/20 que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer gratuitamente a mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário o exame de detecção de mutação nos genes BRCA1 e BRCA2. Estudos apontam que mutações nesses genes elevam em até 80% o risco de o paciente desenvolver câncer de mama ou de ovário.

Outras propostas de coautoria da parlamentar já viraram Leis e foram promulgadas, como o Projeto que cria o "Auxílio Gás" – um subsídio a famílias de baixa renda para a compra de gás de cozinha. A deputada é uma das autoras da proposta e foi escolhida pelo Partido dos Trabalhadores para falar em defesa do Projeto no Plenário.

Rejane Dias foi coautora do Vale-Gás (Pablo Valadares)

“A cada dia cresce o número de famílias que recorrem ao fogão de lenha para o preparo básico dos alimentos. No Brasil, o número de residências usando lenha para cozinhar já supera o uso de gás. No ano passado, 26,1% dos brasileiros usavam lenha contra 24,4% que usavam o botijão”, disse.

Outra proposta da deputada que aguarda, nesse momento, derrubada de veto presidencial, é a que garante a distribuição gratuita de absorventes higiênicos femininos para estudantes carentes e mulheres em situação de vulnerabilidade.

Outro projeto da parlamentar regula prazo para a realização de cirurgia plástica reparadora de sequelas causadas por violência contra a mulher. Outro projeto proíbe o corte de energia elétrica durante o período de escassez hídrica às unidades consumidoras enquadradas na Tarifa Social de Energia Elétrica.

Terceira colocada no “ranking de produção” da Câmara e exercendo seu segundo mandato, a deputada federal Rejane Dias contabiliza duas proposições que viraram leis no Brasil, uma criando a Carteira Nacional do Autista e outra prevendo a presença e a previsão de pagamento a psicólogos e assistentes sociais que atuem nas escolas, proposta que foi chancelada pela regulamentação do Fundeb.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES