Relatório da CPI sugere quebra do contrato do transporte em Teresina

Relatório de 151 páginas aponta que houve descumprimento das partes em relação ao contrato.

Vereadores Dudu e Enzo Samuel | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de ouvir empresários, gestores, sindicatos e empregados, o presidente da CPI do Transporte Público de Teresina, vereador Edilberto Borges, apresentou o relatório com 151 páginas, aprovado por unanimidade pela Comissão, com ressalvas. O aponta descumprimento do contrato tanto por parte das empresas quanto do Poder Público.

Segundo Dudu Borges, por parte das empresas houve enriquecimento ilícito e do Poder Público, a responsabilização e improbidade administrativa e a sugestão é o rompimento total do contrato entre a Prefeitura Municipal de Teresina e os consórcios que executam o transporte público na capital. O presidente da CPI pediu ainda a suspensão do pagamento de R$ 82 milhões do Poder Público para as empresas. "Esse repasse precisa ser investigado".

Vereador Dudu apresentou relatório da CPI (Divulgação)

Vícios

“O contrato está eivado de vícios e fraudes, então não há outra possibilidade a não ser dar um fim ao contrato. Ao realizar uma nova licitação, a Prefeitura tem condições de abrir um emergencial fazendo uma chamada pública, resolvendo o problema de imediato até que uma nova licitação seja feita, na qual o Poder Público possa ter o controle de bilhetagem eletrônica, que hoje é feita pelas empresas”, disse o presidente da CPI.

No documento, os vereadores pedem o indiciamento de dois ex-gestores da Strans, Carlos Daniel e Weldon Bandeira. 

“O que encontramos ao longo da investigação foram provas do descumprimento dessa licitação parte a parte. Quando o descumprimento é feito pelas empresas é enriquecimento ilícito, mas quando é do poder público é crime de responsabilidade. A licitação foi negligenciada pelo poder público e pelas empresas. Aqui encontramos falsificações de dados e maquiagens grotescas para ludibriar a Câmara, escondendo informações que provam que houveram crimes”, pontuou Dudu.

Dudu e representantes da comissão apresentam relatório da CPI (Divulgação)

O relatório da CPI que será aprovado na Câmara nesta quarta-feira, 25, será enviado ao Ministério Público Estadual, ao Ministério Público do Trabalho, ao Ministério Público Federal.

A CPI do Transporte Público começou no dia 10 de maio, ouviu empresários, ex-gestores, técnicos e trabalhadores do sistema, além de analisar documentos coletados ao longo das oitivas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES