Renan analisa proposta para se licenciar do cargo e tentar preservar mandato

Renan analisa proposta para se licenciar do cargo e tentar preservar mandato

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), passou a manh? desta quinta-feira em sua resid?ncia oficial, localizada no Lago Sul de Bras?lia, reunido com assessores. Ele recebeu a visita de dois aliados: o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) e o governador de Alagoas, Teot?nio Vilella (PSDB). A Folha Online apurou que Renan estaria analisando uma proposta para se licenciar da presid?ncia do Senado.

Pela proposta em estudo, Renan se afastaria do comando do Senado, pelo menos, at? a conclus?o da vota??o da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prorroga a cobran?a da CPMF (Contribui??o Provis?ria sobre Movimenta??o Financeira) at? 2011. Em troca, Renan receberia a ajuda da base governista para ser absolvido nos tr?s processos que tramitam contra ele no Conselho de ?tica do Senado.

A Folha Online apurou que Renan estuda cancelar viagem que faria com os familiares neste feriado prolongado para analisar a proposta feita por interlocutores do Planalto interessados em facilitar a aprova??o da PEC da CPMF no Senado. Ele deve dar uma resposta nos pr?ximos dias.

Para os aliados de Renan, que ainda defendem sua perman?ncia no comando do Senado, a proposta tem de ser analisada com cautela. Eles entendem que a ?nica forma de Renan n?o ficar isolado ? se mantendo na presid?ncia da Casa.

Um outro grupo de aliados, entretanto, avalia que o melhor para Renan ? se licenciar do cargo para preservar o mandato. Esse grupo analisa que a insist?ncia do peemedebista em ficar no cargo pode se virar contra Renan que pode ser v?tima de um julgamento mais "duro" no plen?rio do Senado se o Conselho de ?tica recomendar sua cassa??o.

Sinais

Pela primeira vez, o senador teria sinalizado a interlocutores que poderia deixar a presid?ncia do Senado at? a conclus?o da vota??o da CPMF que, segundo c?lculos do governo, deve ocorrer at? 20 de dezembro.

Nesses cinco meses de crise, Renan sempre negou a possibilidade de se afastar do comando da Casa. Por diversas vezes ele disse ficaria na presid?ncia e que provaria sua inoc?ncia.

A licen?a do cargo de presidente, prevista pelo regimento interno do Senado, ? permitida pelo prazo m?ximo de 120 dias. Nessa situa??o, Renan seria substitu?do pelo vice-presidente da Casa, Ti?o Viana (PT-AC), enquanto durar seu afastamento. Com a licen?a, Renan se afastaria somente da presid?ncia do Senado, mas manteria o seu mandato.

Conversas

A Folha Online apurou que Teot?nio Vilella est? em Bras?lia para intermediar as negocia?es que envolvem o presidente do Senado e interlocutores do Planalto.

A presen?a de Renan na presid?ncia do Senado ? considerada pelos governistas como ?ltimo "obst?culo" para a aprova??o da CPMF. A outra dificuldade teria sido derrubada na manh? de hoje com o retorno dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) ? CCJ (Comiss?o de Constitui??o e Justi?a) do Senado.

Parlamentares da base aliada, que ficaram inconformados com o afastamento dos dois senadores, amea?aram aderir ? posi??o do DEM e do PSDB contr?ria ? CPMF. O Pal?cio do Planalto teme novas "rebeli?es" na bancada do PMDB, considerada como essencial para a aprova??o da mat?ria.

Senadores da base aliada do governo, ouvidos pela Folha Online, j? admitem que a PEC pode n?o ser aprovada neste ano se Renan permanecer no comando da Casa. O governo j? estaria estudando alternativas vi?veis para cobrir o rombo nas contas p?blicas nos primeiros meses de 2008 caso a CPMF n?o venha a ser aprovada at? dia 31 de dezembro quando termina a vig?ncia da contribui??o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES