Reunião que ofereceu joias a Bolsonaro discutiu ativos da Petrobras e Opep

De acordo com documentos do próprio ministério, foi confirmado que joias foram entregues durante a reunião. No entanto, o telegrama enviado algumas semanas após o encontro não menciona a entrega de presentes

Joias | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um telegrama confirma a discussão da venda de ativos da Petrobras e possível convite para o Brasil integrar a Opep em reunião na Arábia Saudita que presenteou o ex-presidente Jair Bolsonaro com joias de R$ 16,5 milhões, revela documento obtido via Lei de Acesso à Informação. 

O texto, enviado pela embaixada brasileira em Riade e assinado pelo embaixador Marcelo Della Nina, é datado de 15 de novembro de 2021, cerca de 3 semanas após o encontro entre o príncipe Abdulaziz bin Salman bin Abdulaziz Al Saud e o então ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Trecho de telegrama que fala sobre venda de ativos da Petrobras e possível participação na OPEP+. — Foto: Reprodução

O embaixador narra a reunião e relata os tópicos apresentados por ambos os lados. Em determinado momento, ele destaca que o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério das Minas e Energia (MME), Christian Vargas, "indagou à parte saudita a respeito da compatibilização entre o setor de petróleo dos países da OPEP+ e o do Brasil, onde as companhias petroleiras são de capital aberto."

"A Petrobras passa, no momento, por processo de desverticalização e de alienação de seus ativos 'downstream', como parte de reformas do setor de energia que apontam para a crescente liberalização do mercado, no qual os entes estatais encontram limitações legais para intervir", disse Vargas.

O tema foi abordado durante a discussão sobre um possível convite ao Brasil para integrar a Opep+. A organização, criada em 2016, reúne os 13 países originalmente integrantes da Opep e outras 10 nações produtoras de de petróleo.

Leia Mais

Juntos, os 23 países são responsáveis por cerca de 40% de todo o petróleo bruto do mundo. Os telegramas apontam que, em pelo menos dois momentos, Albuquerque destacou parcerias entre o Brasil e a Arábia Saudita nos temas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES