Roberto Jefferson é internado com quadro de infecção intestinal

Presidente do PTB voltou a hospital no Rio de onde teve alta em agosto. Jefferson, de 59 anos, luta contra um câncer no pâncreas

Roberto Jefferson ao deixar o Hospital Samaritano, há um mês | Marcelo Fonseca / Brazil Photo Press / Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente nacional do PTB, o advogado Roberto Jefferson, de 59 anos, está internado desde quarta-feira (12) no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira (14), o paciente chegou com dores abdominais e, após ser avaliado, foi verificado quadro de infecção intestinal e desidratação, sendo necessária a internação.

Segundo os médicos, Jefferson recebe hidratação venosa e antibióticos, para combater o quadro infeccioso. Ele respira sem a ajuda de aparelhos, está com os sinais vitais estáveis e se alimenta normalmente. Não há previsão de alta.

Roberto Jefferson recebeu alta do mesmo hospital no último dia 5 de agosto após um tratamento contra um câncer no pâncreas. Na época, foi divulgado que o oncologista Daniel Tabak daria início ao tratamento do tumor em quatro ou cinco semanas, através de quimioterapia, com medicação aplicada de forma intravenosa. A previsão é de o tratamento durasse seis meses.

Segundo os médicos, nos últimos dois anos o presidente do PTB perdeu 20 quilos. Roberto Jefferson, que estava com 104/106kg em 2010, atualmente pesa 82kg. A previsão é que Roberto Jefferson comece o tratamento de quimioterapia venosa cinco dias após a alta médica.

Cirurgia

No dia 28, Roberto Jefferson foi submetido à cirurgia de gastroduodenopancreatectomia cefálica (retirada de parte do estômago, parte do pâncreas, duodeno e parte do canal biliar). Além disso, os médicos retiraram os lifonodos regionais (gânglios linfáticos). O boletim divulgado após a cirurgia, que durou oito horas, informava que não havia sinais de que o tumor seria maligno. No entanto, os médicos ressaltaram que seria necessário aguardar o resultado definitivo.

Jefferson, que denunciou o esquema do mensalão no Congresso Nacional, no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chegou ao Hospital Samaritano por volta das 8h do dia 26 de julho. No dia seguinte, o ex-deputado, cassado em 2005, passou por procedimentos pré-operatórios, como cuidados com alimentação e exames clínicos.

Réu no mensalão

Jefferson foi um dos 38 réus do julgamento do mensalão. Ao fim do julgamento, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu a prisão de 36 réus, incluindo o político. Gurgel pediu a absolvição, por falta de provas, de dois acusados: o ex-secretário de Comunicação Luiz Gushiken e Antonio Lamas, ex-tesoureiro do Partido Liberal, uma das cinco formações implicadas no escândalo.

Roberto Jefferson é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por, supostamente, ter recebido R$ 4 milhões do chamado ?valerioduto?, que, segundo a denúncia, era operado por Marcos Valério e abastecia parlamentares aliados ao governo.

Em 2005, em entrevista ao jornal ?Folha de S.Paulo?, Jefferson relatou o ?modus operandi? do mensalão, detonando o maior escândalo político do governo Lula (2003-2010).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES