Rodrigo Pacheco indefere pedidos da oposição sobre a composição da CPMI

Senadores apresentaram requerimentos sobre a definição de proporcionalidade na formação das CPMIs

Rodrigo Pacheco indefere pedidos da oposição | Jefferson Rudy/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pedidos apresentados pelos senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Novo-CE) e pela deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP) sobre a definição da proporcionalidade na formação das comissões parlamentares mistas de inquérito (CPMIs) e principalmente em relação ao colegiado criado para investigar os atos antidemocráticos foram indeferidos pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.

De acordo com a decisão publicada no Diário do Congresso Nacional desta sexta-feira (5), Pacheco determinou que, em relação às bancadas partidárias, deve ser considerada a composição vigente na primeira reunião preparatória que antecede a primeira e a terceira sessões legislativas ordinárias de cada legislatura. Para fins da composição dos blocos, será considerada aquela na data da leitura do requerimento de instalação da comissão, que é 26 de abril.

O senador Rogério Marinho, que foi o primeiro a levantar a questão, disse que recorrerá da decisão, mas não pretende judicializar o assunto. Ele afirmou que a decisão tem legitimidade por ter sido feita pela Mesa da Casa, mas que considera equivocada. Ele espera que o recurso tramite com a mais rapidez para que a CPMI possa ser instalada e que as bancadas possam indicar seus representantes dentro da proporcionalidade estabelecida por Pacheco.

No dia 26 de abril, após a leitura do requerimento de instalação da CPMI para investigar a invasão das sedes dos três poderes em Brasília, Rogério Marinho questionou a definição da proporcionalidade na composição da comissão. Ele pediu que Pacheco levasse em consideração norma de 2006 que rege a composição da Comissão Mista de Orçamento (CMO), determinando que "essa formação deve se dar em função da composição dos blocos e partidos na segunda quinzena do mês de fevereiro".

Decisão

Pacheco afirma que o Regimento Comum do Congresso Nacional não esclarece a data-base para o cálculo da participação partidária na composição das CPMIs. No mesmo sentido corre a Resolução 1, de 2002, do Congresso Nacional, para a composição das comissões mistas destinadas à apreciação de medidas provisórias. Com essa omissão, o artigo 151 do regimento define que serão aplicadas as disposições do Regimento Interno do Senado Federal e o da Câmara dos Deputados.

“Depreende-se da leitura do dispositivo [artigo 78, parágrafo único do Regimento Interno do Senado] que o marco temporal para fixação do quantitativo das bancadas partidárias na composição das comissões deve ser a primeira reunião preparatória, aplicando-se referida disciplina do Regimento Interno do Senado de maneira subsidiária ao Regimento Comum do Congresso Nacional”, afirmou Pacheco, ressaltando ser  “incabível” a aplicação da Resolução 1, de 2006, que rege de forma específica a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), colegiado permanente do Congresso Nacional. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES